Os países que já visitámos!

Os países que já visitámos!

Filme Soul Surfer

Ontem assistimos a um filme chamado Soul Surfer, que relata a história veridica de uma jovem residente no Havai que perde um braço num ataque de tubarão enquanto está a surfar, ou melhor enquanto aguarda uma onda!
Adorei o filme. Primeiro porque adoro ver filmes baseados em histórias veridicas e segundo porque admiro imenso a coragem de Bethany Hamilton! Existem partes do filme que revelam a falta de experiência das actrizes, principalmente no que se refere às mais jovens, tanto a que representa Bethany como a sua melhor amiga!
Mas a coragem, a determinação e acima de tudo a reacção dela face ao que lhe aconteceu é algo que obrigatoriamente tem de nos deixar de boca aberta! Obviamente que como pais e amigos tudo é mais fácil, mas na posição dela própria tudo é mais dificil!
Ela tem muita sorte no que se lhe toca às suas amizades... todos os seus amigos e principalmente a amiga da igreja que gere o voluntariado são pessoas extremamente amigas, compreendedoras e apoiantes frívolos de Bethany, não fazendo distinção da sua pessoa após o sucedido!


Isso fez-me querer, ainda mais, que lamento que a mentalidade no meu país não seja bem assim! Ou então tudo é uma questão de sorte nas nossas amizades!

Tudo aconteceu, no dia 31 de Outubro de 2003 quando Bethany e sua amiga foram apanhar ondas na praia de Tunnels, perto de sua casa. Pouco tempo depois de estar no mar sofreu um ataque de tubarão.


O seu elevado gosto e dedicação ao surf fez com que ela se permitisse voltar a surfar, mesmo sem um braço, tarefa nada fácil ainda mais quando para mim fazer surf já exige bastante equilibrio!
No início, foi muito complicado, até porque a falta de um braço fez uma grande diferença no momento de remar e pegar velocidade para entrar na onda.
Um dos maiores sonhos de Bethany é conquistar um título mundial para o Havaí. A última conquista de um havaiano foi em 1981, com Marco Oberg. Actualmente ela tem 21 anos.
Tenho a certeza que Bethany irá conseguir obter esse título, mais cedo ou mais tarde!
 


Mas sem dúvida que não posso deixar de realçar a enorme ajuda e apoio que teve rodeada de amigos e familiares optimistas e corajosos. Todos os portugueses deveriam ler o livro ou ver o filme, poderia ser que assim deixassem de se lamentar de tudo e mais alguma coisa!

Para quem quiser ver algumas imagens de Bethany a surfar, seja ainda em pequena (antes do ataque do tubarão) e depois, pode sempre consultar este link: