Existem vários tipos de sapatos, mas nem todos combinam com todas as mulheres.
Existem uns que ficam melhor em mulheres com pernas altas e finas e outros em mulheres com pernas grossas e altas ou até mesmo pernas grossas e baixas.
Peep-Toe:
São aconselhados a pessoas com o tornozelo grosso, uma vez que é um estilo de sapato que deixa o peito do pé à mostra e não tem qualquer tipo de tiras em torno do tornozelo, permitindo a ilusão do tornozelo ser mais fino e delgado!
Scarpin:
É um tipo de sapato fechado quer à frente, de lado e atrás, apenas é aberto sobre o peito do pé e por vezes têm uma tira em torno do tornozelo. Com tira aconselhado para mulher com tornozelo fino, mas sem tira a mulheres de tornozelo grosso e perna grossa. Este tipo de sapato nunca tem mais de 9 cm de altura, tendencialmente têm saltos de altura média.
Stilettos:
São sapatos idênticos aos scarpin mas com saltos mais finos e altos, maiores de 10 cm.
Rasteiras:
Um tipo de chinelo que não é solto atrás. Estão muito na moda neste Verão 2011. Costumam ficar sempre bem, porque é um sapato confortável que se veste muito com calça jeans larga ou saia longa ou pliçada.
Anabela:
Sapato com salto pouco ou nada prejudicial. É parecido ao salto cunha mas não têm qualquer tipo de plataforma à frente, tendo altura apenas atrás. Tendencialmente não têm uma altura muito grande. As mulheres baixinhas não ficam bem com este tipo de sapato.
Tamanco/ Soca:
Sapato que fica solto atrás como um chinelo, mas têm um salto alto e largo. Ficam bem com jeans justas e não costumam ficar bem com saias. Este verão está out!
Chanel:
Sapato com abertura atrás e tira sobre o calcanhar abaixo do tornozelo. Costumam ter a "biqueira" com um tom mais escuro. Aconselhados a pernas medianas ou grossas.
Sapatilha:
O tipico sapato de bailarina. Nunca gostei e nunca considerei elegante. Sem qualquer salto, é fechado apenas aberto no peito do pé. Não fazem assim tão bem à saúde da nossa coluna e pernas, uma vez que não têm qualquer espessura na sola e isso faz-nos sentir qualquer alteração num chão totalmente liso. As gordinhas e baixinhas não devem utilizar este modelo, pos vão parecer mais baixas e com pernas mais curtas.
Plataforma:
Sapato com salto na totalidade inferior do sapato, desde a parte de trás até à frente. A altura do salto acompanha todo o sapato.
Cunha:
Do género da plataforma, mas com ligeiras diferenças na altura e largura ao longo do sapato. Costumam ser saltos bastante confortáveis. Ficam muitissimo bem a pernas altas e grossas.
Sapato Boneca:
Sapato sem qualquer tipo de salto, muito idêntico à sapatilha mas com uma fivela / tira no meio do sapato que atravessa o peito do pé. Nunca gostei muito deste estilo!
Mullers:
Sapato idêntico à soca mas com salto fino e sem qualquer tipo de plataforma. Tipo de sapato que não aprecio.
Sapato normal:
Sapato com salto médio e apenas aberto no peito do pé. Aconselhado para baixinhas ou com tornozelos largos.
Sandália Botim:
Sapato com muitas tiras que quase aparente ser totalmente fechado sobre o peito do pé.
Sapatos aconselhados para pernas finas ou com tornozelos finos:
São aqueles que têm tiras sobre o peito do pé ou na zona do tornozelo e o mais fechados possiveis. Muito abertos ou com o peito do pé à vista irá criar a ilusão da perna ainda ser mais fina e alta.
O sapato mais clássico e elegante independentemente da altura da mulher ou largura de perna / tornozelo são: