Os países que já visitámos!

Os países que já visitámos!

Filme Jogo Limpo - História Veridica de Valerie Plame

Outro filme que já assisti foi "Jogo Limpo", mais um filme baseado numa história veridica e estes são aqueles que mais gosto!
Este filme, confesso que me decepcionou um pouco, porque pensei que nos viesse dar algo de novo, ensinar algo, mas não, resume-se apenas a "relatar" uma história que aconteceu após o 11 de Setembro.

Fala-nos de Valerie Plame (interpretada por Naomi Watts), uma agente da CIA, que em 2003 a sua identidade secreta foi revelada pelo jornalista Robert Novak, acto este considerado crime. Esta revelação surgiu logo após o seu marido - Joseph Wilson (diplomata e representado por Sean Penn) ter criticado publicamente os EUA por manipular informações para justificar a invasão no Iraque pela presençab de armas de destruição em massa no seu país.

Valerie Plame tem actualmente 47 anos, e foi especializada em armas de destruição massiva na época que trabalhava na CIA.
Valerie motivou partidários do presidente, na altura, George W. Bush, a considerarem que foi Valerie quem teve a ideia de enviar o seu marido para Niger, ña finalidade de comprovar a ligação existente entre a indústria local de urânio e Saddam Hussein.
Depois dessa viagem, o seu marido - Joseph Wilson, escreveu em 2003 uma coluna no New York Times, afirmando convicentemente que Níger não tinha vendido urânio ao Iraque.
Foi passado 8 dias após esta publicação que Norak (um jornalista) revelou a identidade de Valerie.

Robert Novak veio a falecer em 2009, aos 78 anos devido a câncro no cérebro.
Antes do escândalo que envolvia Valerie, Novak era conhecido como um anticomunista radical e direitista e tinha como cognome "o principe das trevas", devido a todo o seu pessimismo.




Valerie conheceu Wilson após o seu divórcio, numa recepção em Washington, na residência do Embaixador da Turquia.
Valerie trabalhava numa loja de roupa quando foi aceite na CIA.