Os países que já visitámos!

Os países que já visitámos!

Biografia Einstein

Albert Einstein, nasceu a 14 de Março, de signo Peixes, foi um fisico teórico alemão, que residiu durante alguns anos nos EUA.
Morou também em Berna, inclusivé fui visitar a sua casa a 2ª vez que fui à Suiça.
Conhecido por desenvolver a Teoria da Relatividade, recebeu o Prémio Nobel de Fisica em 1921, pela sua correcta explicação acerca do efeito fotoeléctrico, o que possibilitou o desenvolvimento da energia atómica.
Em sua honra, foi atribuido o seu nome a uma unidade usada na fotoquimica, o einstein, bem como a um elemento quimico, o einstênio.



Albert nasceu na região alemã de Wurttemberg, na cidade de Ulm, numa familia judaica.
Seu avô foi comerciante de cereais, nos arredores de Estugarda e os pais de Einstei - Hermann Einstein e Pauline Kock, eram comerciantes também!
Albert Einstei nasce em Ulm, mas em 1880 muda-se com a sua familia para Munique.
O seu irmão mais novo - Jakob - era engenheiro e fundou a empresa Jakob Einstein & Cie, empresa de materiais eléctricos.
Em 1885 os irmãos Einstein vendem a sua parte da firma e investem o seu capital fundando "Elektrotechnische Fabrik J. Einstein & Cie, convencidos de que este sector em pleno crescimento oferecia melhor rentabilidade do que o tradicional negócio de penas de colchão.
Na década de 1880 a cidade de Munique entra num processo de industrialização e desenvolveu-se bastante e o material eléctrico sendo recente teve alta conjuntura nesses anos.

Com 3 anos apenas, Einstein ainda tinha dificuldades na fala, contudo revelou-se um aluno brilhante, sendo a sua pior disciplina o inglês.
A sua infância foi muito solitária e as outras crianças atribuira,-lhe o cognome "irmão tédio".
Einstein teve explicações de uma professora na sua casa até à altura em que aborrecido atira uma cadeira à professora.

Teve aulas de violino enquanto criança mas detestava, hobbie que passou a idolatrar quando mais velho.

Latim e Matemática eram as disciplinas onde tinha maiores notas.
Einstein conheceu Max Talmud, um jovem estudante de medicina que costumava jantar com os seus pais e Max foi uma óptima influência na vida de Einstein, pois foi ele que introduziu a Einstein a leitura de importantes obras cientificas filosóficas. Em consequência disso Einstein dedicou-se à ciência, aproveitando o seu dote para cálculo diferencial e integral.

Einsteim em 1894 foi para Milão e alguns meses mais tarde para Pavia. Tencionava ele abrir ali um novo negócio no sector eléctrico com o dinheiro de que dispunha, ideia essa que o levou à falência.

Em 1895 decidiu ingressar na faculdade sem ter completado o 12º ano e para isso fez exames de admissão à ETH Zurich, na Suiça mas foi reprovado na parte de humanidades dos exames.
Terminou então o ensino secundário e foi para a Universidade na Suiça, onde mais tarde foi docente.
Concluiu ainda a graduação em Física em 1900.

Casou-se com Mileva Maric, sem a presença dos pais da noiva e tiveram 3 filhos:  Lieserl, Hans Albert e Eduard Einstein.
A 1ª presume-se que tenha falecido ainda bebé ou que tenha sido dada para adoção, o do meio tornou-se um importante professor de Hidráulica na Universidade da Califórnia e o mais jovem formou-se em Música e Literatura e morreu num hospital psiquiátrico suiço.

Einstein escreveu diversos artigos e livros.

Mas para resumir a história, Einstein foi convidado em 1952 após se reformar da sua carreira universitária, para o cargo de Presidente do estado de Israel. Einstein agradece mas nrecusa alegando não estar à altura do cargo!

Falece em Abril de 1955 aos 76 anos, em consequência de um aneurisma. O seu corpo foi cremado mas o seu cérebro foi doado ao cientista Thomas Harvey, patologista do Hospital de Princeton. O cérebro de Einstein pesava 1230 gramas, enquanto a média para homens é de 1400 gramas. O seu volume também era menor e estava 4 cm abaixo da média. Essa diminuição de peso e volume pode estar relacionada com a idade com que o cientista morreu.
Einstein considerava-se um socialista e inicialmente foi a favor da construção da bomba atómica para derrotar Adolf Hitler, mas depois da guerra fez presão a favor do desarmamento nuclear e de um governo mundial.