Os países que já visitámos!

Os países que já visitámos!

Biografia Saddam Hussein

Existem tantas pessoas que apenas sabem os nomes de pessoas importantes mas pouco sabem da vida deles ou do que eles fizeram. E por essa razão decidi começar a escrever um pouco da biografia de gente emblemática, uma vez por semana!


Saddam Hussein faleceu em Dezembro de 2006, com 69 anos.
Foi um politico e estadista iraquiano e uma das principais lideranças ditatoriais no mundo árabe. Foi ditador no Iraque enter 1979 e 2003, tendo sido em 2003 que veio a publico a identidade secreta de Valerie Plame.
Entre 1970 e 2003 acumulou também o cargo de Primeiro Ministro, mais concretamente entre 79 e 91 e 94 e 2003.

Saddam foi descendente de camponeses e foi ainda na sua adolescência que se mudou para Bagdá.
Em 1956, com 19 anos, aderiu ao Partido Socialista Árabe e no mesmo ano participou no Golpe de Estado fracassado contra o Rei Faisal II.
Doi anos depois participou de outro golpe, dessa vez, contra Abdul Karim Qassim, lider do novo regime golpista e carrasco do monarca.
Acusado de complô, foi condenado à morte em 1960, com 23 anos, setença essa da qual conseguiu escapar fugindo para o Egipto e onde a Síria lhe concedeu ainda asilo politico.

Foi no Cairo que concluiu os seus estudos secundários e foi admitido na Escola de Direito, onde se relacionou com jovens membros esquerdistas.
Acabou sendo perdoado e voltou a Bagdá após a revolução liderada pelo partido Ba'ath. Saddam assumiu o comando da organização militar do partido, mas no ano seguinte voltou à prisão que só deixou 3 anos depois.

Foi casado 2 vezes!
Foi em 1969 que Saddam foi nomeado vice-presidente do Conselho do Comando Supremo da Revolução. Como Vice-Presidente do Iraque, durante a velhice do General Ahmed Bakr, Saddam controlou todos os conflitos entre os ministérios governamentais e as forças armadas numa altura em que muitas organizações eram capazes de derrubar o governo.
O novo regime logo se aproximou da União Soviética e em 11972 um Tratado de Amizade e Cooperação foi assinado entre os dois países.
Depis foram selados acordos com a Alemanha Ocidental, Japão e os EUA.

Saddam destacou-se por ter investido fortemente na saúde e na educação e por essa razão recebeu um prémio da Unesco em 1977.

Uma das suas estratégias estava concentrada no Petróleo do Iraque e em Junho de 1973 os preços mundiais do petróleo subiram drasticamente e a receita do país cresceu assustadoramente. Na década de 70 o desenvolvimento foi tão grande que outros países arábes trabalhavam no Iraque para satisfazer a crescente procura d etrabalho.

Saddam renunciou o seu cargo de Presidente em 79 por motivos de saúde e assumiu então os titulos de chefe de estado.
15 dias depois, uma conspiração surgida entre membros do partido recém-nomeado líder máximo do Iraque terminou com a execução de 34 pessoas, entre elas membros do Exército e alguns dos mais intimos colaboradores de Saddam.

É então que o governo se torna verdadeiramente autocrático e ocorre a execução de centenas de oposicionistas e a morte de 500 curdos em consequência da intoxicação provocada pelas bombas de gás lançadas pela aviação iraquiana.

Saddam acabou por desenvolver um culto à personalidade caracteristica do regime "comunista" de Stalin e Saddam acabou por ser descrito aos olhos do seu povo como uma autoridade infalivel ainda que tirânica.
Criou 23 palácios para uso pessoal e para sua segurança, não ficando mais do que uma noite em cada um deles.
A sua ambição em se tornar o lider mais poderoso do Oriente Médio foi tal, que declarou guerra ao Irã, onde nessa época chegou a receber apoio dos EUA, uma vez que os americanos temiam as consequ~encias da ascenção da Revolução Islâmica na região.

As relações entre Irã e Iraque deterioraram-se rapidamente, usando como desculpa a disputa dos poços de petróleo. É assim que ocorre a 1ª Guerra do Golfo (Irã - Iraque).

E em 1990 dá-se a 2ª Guerra do Golfo (Kuwait). Tropas iraquianas seguindo ordens de Saddam invadem o território do Kuwait, país este que ajudou financeiramente o Iraque durante a Guerra com Irã. Neste periodo, o Kuwait frustrava os desejos iraquianos na OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) de diminuir a produção de petróleo para que o preço do barril no mercado aumentasse.

Em 1991, os EUA (na época governado pelo Presidente G. Bush) obrigou o Iraque a retirar-se do Kuwait e Saddam teve de aceitar o embargo económico imposto ao seu país pela ONU.

Ocorre então a 3ª Guerra do Golfo - Guerra do Iraque.
Nos anos 90 a ONU exigiu a eliminação das supostas armas de destruição de massa, que o Iraque sempre negou ter. A população do país foi castigada pelas duras sanções económicas impostas pelas Nações Unidas.
Em 1997 começaram as desavenças do regime com a UNSCOM, comissão da ONU, encarregada de supervisionar o desarmamento do Iraque por causa da suspeita de que o país buscava armamento quimico e nuclear, o que acabou por servir de pretexto aos EUA para invadirem o Iraque.
E em 1998 os EUA e o Reino Unido bombardearam o Iraque, tentando forçar o regime de Saddam a colaborar com as inspecções da ONU.

Em 2001, como uma resposta aos ataques terroristas do 11 de setembro em NY e Washington, o presidente dos EUA (G. Bush) incluiu o Iraque no chamado "eixo do mal" e iniciou-se a 2ª fase contra o terrorismo internacional.
Bush acusou o Iraque de desenvolver armas de destruição em massa, contrariando as resoluções da ONU e Saddam negou essas acusções, acusando Bush de manipular a suposta ameaça que o Iraque representava para a Paz Mundial e acrescentou que a única coisa que Washighton buscava no Iraque era o controle do petróleo no Oriente Médio.

Em 2003, G. Bush moveu contra Saddam uma guerra para o tirar do governo, acusando-o de cúmplice de terrorismo antinorte-americano.A ligação anglo-americana iniciou a intervenção militar no Iraque com um bombardeio inicial sobre Bagdá e Saddam foi expulso do poder pelas tropas estado-unidenses britânicas numa guerra não autorizada pelo Conselho da ONU.
Ficou escondido durante vários anos, tentando lutar a favor dos seus ideais e em 2003 foi localizado num porão de uma fazenda na cidade de Adwar, próxima da sua cidade natal.
Embora estivesse armado, rendeu-se pacificamente após uma negociação onde pretendia subornar os seus captores com a soma de US$ 750.000 que guardava numa mala.


Em Janeiro de 2004, o Pentágono reconheceu Saddam como um prisoneiro de guerra e em Junho transferiu a sua custódia judicial ao novo governo provisório iraquiano, uma vez que até então estava sobre custódia americana, onde esperava ser julgado por um Tribunal especial iraquiano patrocinado pelos EUA e em Outubro de 2005 iniciou-se o processo contra o ex-ditador e este foi conedenado à morte na forca em 5 de Novembro de 2006.