Os países que já visitámos!

Os países que já visitámos!

Filmes - Blind Side

Há uns dias assistimos ao filme Blind Side, o qual adorámos. É um filme veridico que nos mostra o quanto existem crianças que apesar de viverem em meios "menos qualificados, pobres e sem nenhuma exigência e educação" conseguem ter um coração do tamanho do mundo e serem pessoas humildes, honestas e educadas. Hoje em dia, a maioria das pessoas não têm nivel, educação ou puro e simplesmente não sabe estar. Uns falam aos gritos, outros esqueceram-se que a humildade é uma caracteristica tão sensata e  importante, outros vivem de exibicionismo pensando que isso sim é o melhor modo de vida e nos traz felicidade. Tantos enganos! Penso que isso é apenas um modo que combater a frustração e infelicidade que vem agarrada com essas pessoas.
Mas voltando ao filme, Michael Oher é hoje um reconhecido jogador de futebol americano, de grande qualidade.
Quem diria que até à sua adolescência viveu sem abrigo, com uma mãe que consumia dorgas e filho de pai desconhecido??? Frequentou 11 escolas diferentes em 9 anos... Até que Leigh Anne Tuohy o encontrou numa noite a caminhar pela rua, ao frio, sem ter onde dormir... Desde então a familia Tuohy deu-lhe abrigo e acabou por o adoptar. Frequentou as melhores escolas (sim, porque os externatos ou colégios privados não são de forma algumas as melhores escolas), teve a melhor educação que poderia ter recebido, e acima de tudo recebeu o afecto que nunca tinha tido até então. Este filme mostra-nos que a educação, o ser honesto, a humildade, o ter bom coração não advém do meio em que estamos inseridos mas sim tudo depende de nós próprios. Os estudos caminham cada vez mais rapidamente de encontro à conclusão que tudo depende dos "nossos genes", tal como a antiga expressão diz "está-nos no sangue", mas não.. "está nos genes". Estudos efectuados com gémeos verdadeiros apontam que independentemente de estes viverem em meios totalmente diferentes ou de terem uma educação similiar, a verdade é que são os genes os principais responsaveis pela nossa personalidade, intelgiência, gostos, educação, "saber-estar", capacidades ou incapacidades. Daí a explicação para certos filhos serem tão diferentes dos pais. Penso seriamente que este estudo vai trazer-nos  grandes vantagens no futuro, que nos ajudaram a melhor as nossas incapacidades e a aperfeiçoar ainda mais as nossas destrezas. O que nos leva a crer que ou se nasce já com essas aptidões ou então teremos um longo caminho a percorrer!
Na foto abaixo encontra-se a familia veridica representada no filme.
Não percam este filme, vale a pena. Claro que o facto de se tratar de uma familia rica torna tudo bem mais fácil, não deixando qualquer impedimento de o fazerem. E se existem tantas crianças espalhadas pelo mundo carentes de pais, afecto e tantas outras coisas, porque não adoptar?!