Os países que já visitámos!

Os países que já visitámos!

Filmes Baseados em Histórias Verídicas

CATCH ME IF YOU CAN

Filme composto por dois grandes actores Tom Hanks e Leonardo di Caprio.
Filme baseado na vida de Frank Abagnale Jr.
Frank nasceu nos Estados Unidos da América, em 1948, e foi falsificador de cheques e impostor estado-unidense durante 5 anos na década de 1960. Em 1964 os seus pais  separaram-se, experiência esta tão traumática que só falou com a mãe após 7 anos.

O seu primeiro "golpe" foi a fazer cheques sem fundo, que por sua vez descobriu que era possível quando foi forçado a fazer cheques com quantias superiores ao que tinha guardado. Isso, entretanto, funcionou até à altura em que o banco parou de emitir mais cheques, o que fez com que Frank abrisse mais contas em bancos diferentes, eventualmente criando novas identidades para isso. Durante este período ele experimentou e desenvolveu diferentes técnicas de fraude, como imprimir seus próprios cheques, cópias quase perfeitas dos originais, usando-os e persuadindo os bancos a liberar dinheiro que nunca se materializou, visto que todos os cheques eram devolvidos.

A sua segunda estratégia para ter a vida facilitada foi passando-se por piloto.
Por um período de dois anos Frank disfarçou-se de piloto da companhia aérea Pan Am "Frank Williams" para obter vôos de graça pelo mundo por troca de cortesia (pilotos ganham viagens de graça para outras cidades do mundo por outras companhias aéreas). No primeiro destes vôos, não sabia onde estava o seu assento. Uma hospedeira teve o privilégio de mostrar a Abagnale onde estava o assento. Ele conseguiu fazer um cartão de identificação falso da Pan Am através de um modelo e um certificado de piloto da FAA (Federal Aviation Administration). Ele conseguiu ainda obter um uniforme da Pan Am e fez-se passar por um piloto autêntico que havia perdido a sua farda numa lavanderia.

Além de Piloto e Faslificador de Cheques, fez-se passar ainda por Médico, apesar de nunca ter tido relação com a área ou qualquer estudo sobre Medicina. Acabou por se auto-intitular como pediatra num hospital do estado da Geórgia com o nome de "Frank Conners".
Depois de fazer amizade com um médico de verdade, tornou-se supervisor residente, prestando um favor para o seu amigo, até que achassem alguém que pudesse assegurar a vaga. Entretanto, sendo uma farsa como médico, Abagnale foi quase mandado embora após ter quase deixado um bebê morrer por inanição de oxigênio (não fazia ideia do que a enfermeira quis dizer com a expressão "blue baby"). 
Frank fazia com que a maioria das tarefas complicadas que deveriam ser feitas por ele, ficassem na mão de outros colegas, como por exemplo, colocar ossos de uma fractura exposta no lugar. Após 11 meses, o hospital achou outro substituto para o seu lugar, e então saiu.

Decidiu então ser Advogado, forjou o diploma da Universidade de Harvard, passou no exame para avaliação do Estado da Louisiana e conseguiu um emprego no escritório de advocacia da Louisiana. Diz que passou no exame legitimamente, porque, "no Estado da Louisiana pode-se fazer o mesmo exame quantas vezes fosse necessário. Era apenas uma questão de eliminação das suas respostas anteriores erradas."
Ele passou na terceira tentativa. Na sua biografia, ele descreve este emprego como sendo um Office-Boy que simplesmente levava café para o seu chefe. Entretanto, já existia um advogado real com o mesmo nome falso que Abagnale usava, que trabalhava naquele escritório, o que fez Abagnale demitir-se para se proteger.

Foi também Professor ou melhor, fez-se passar por Professor, tendo mais uma vez, falsificado um diploma da Universidade da Columbia e ensinou sociologia na Brigham Young University por um semestre, apesar de a universidade declarar que não houve registro de tal emprego.
No final do contrato, mudou-se para a Califórnia e relacionou-se com uma hospedeira. Para ela, ele revelou sua identidade e tudo o que já tinha feito. Rosalie prometeu nunca contar nada a ninguém, mas em determinado dia, foi localizado pela polícia e imaginou que ela quebrou o sigilo. Abagnale novamente pôs-se a fugir.
Em cinco anos, Abagnale trabalhou sob 8 identidades, além de ter usado muitas outras para fraudar cheques, cujo volume de prejuízos passou de US$2,5 milhões em 26 países.
Frank foi preso na França em 1969 quando uma comissária da Air France reconheceu seu rosto em um cartaz de procurado. Quando a polícia francesa o apreendeu, todos os 26 países em que cometeu fraude pediram a sua extradição. Primeiramente ficou seis meses na Casa de Detenção de Perpignan na França, onde quase morreu.
Depois foi extraditado para a Suécia onde ficou por um ano na Prisão de Malmö por falsidade ideológica. Mais tarde, um juiz revogou o seu passaporte americano e o deportou para os Estados Unidos para prevenir futuras extradições.

Abagnale foi sentenciado a 12 anos de prisão em uma penitenciária federal por várias modalidades de fraude e falsidade ideológica.
Actualmente preside a Abagnale and Associates, empresa de Consultoria contra fraudes financeiras.


Quando era mais jovem, enquanto piloto:
                                   


ERIN BROCKOVICH

Este filme foi baseado numa história verÍdica, onde Erin foi intrepretada por Julia Roberts.
O realizador deste filme foi Steven Soderbergh.
Valeu a Julia Roberts um oscar de melhor actriz.
Erin Brockovich trabalhava num escritório de advogados, como arquivista, e interessou-se pelo caso de uma empresa de electricidade, cujos dejectos estavam a contaminar, com substâncias tóxicas, a água de uma pequena cidade da Califórnia.
Durante 5 anos, ela visitou diariamente as familias que viviam nessa cidade, acompanhando os casos de envenenamento e reunindo provas para abrir uma acção judicial contra a companhia. Não desistiu até ganhar a causa, no valor de 333 milhões de dólares, dos quais recebeu 2.5 milhões.
Em resposta à questão que lhe colocaram numa entrevista em relação ao seu ex-marido e depois ao seu namorado depois de lhe tentarem extorquir dinheiro após ganhar a causa, respondeu: "Tive vontade de nunca tê-los conhecido na minha vida". Morreram 50 moradores, vitimas da contaminação que ganharam contra a empresa de electricidade - PG&E.
Até hoje, trabalha na mesma firma, como Directora de Pesquisa.
Na Foto em baixo, está Erin actualmente.
                                
Em Baixo está a foto de Erin e o seu chefe (Ed Masry, que foi interpretado por Albert Finney).


E Erin mais jovem, na altura em que se interessou pelo projecto.

Este filme é bastante interessante e pode existir diversas histórias similares a esta. Cada vez mais, a tecnologia consegue atingir os seus objectivos mais longiquos e a cada dia que passa a poluição é maior, deixando consequências mesmo sem nos apercebermos delas.

THE TERMINAL

The Terminal, é um filme baseado numa história real, mas não num aeroporto nos EUA mas sim em Paris.
Tom Hanks intrepreta o papel principal contudo o nome veridico do "viajante" real é Merhan Karimi Nasseri, mais conhecido por "Sir Alfred".
Merhan é um refgiado iraniano que viveu no terminal do aeroporto de Charles de Galle desde 1988 a 2006, pela razão de lhe terem roubado os seus documentos de refugiado.
Por ter participado dos movimentos ingleses a favor da retirada do poder do xá iraniano, Mohammed reza Pahlavi em Março de 1974, foi perseguido e torturado no Irão em 7 de Agosto de 1975 pela policia secreta iraniana SAVAK. Após conseguir escapar do país, fugiu para a Europa, mas ao fazer escala em Paris, perdeu os documentos e teve de ficar retido na área de espera do aeroporto, onde viveu até Julho de 2006 por razões legais.

Em baixo está  foto do verdadeiro Merhan.


    

Também gostámos deste filme, embora mais simples e com pouca história, tem no seu elenco Tom Hanks, o que já justifica ver o filme.


THE INFORMANT

É um filme de 2009, baseado numa história veridica em que Matt Damon interpreta a personagem Mark Whitacre.
Este filme foi realizado por Steven Soderbergh e é bastante interessante não só por se tratar de uma história veridica como por ter um enredo bastante interessante!
Mark Whitacre nasceu em 1957, em Ohio, tem 3 filhos.
Esteve sempre com a mesma mulher - Ginger - Gilbert Whitacre, com quem casou em 1979. Mark sempre revelou saber o que queria e ser uma pessoa determinada.
Mark trabalhava como executivo numa gigante empresa da agro-indústria - Archer Daniels Midland (ADM) e por desejar tanto ter ascenção na sua carreira profissional passou a tornar-se informante do governo.
Esta empresa, com base em Illionois, opera mais de 270 fábricas em todo o mundo, onde os grãos de cereais e plantas oleaginosas são transformadas em produtos utilizados na alimentação, bebedias, indústrias e forragem animal para mercados em todo o mundo. A ADM fornece ainda serviços de transporte e armazenagem agricola. As divisões da empresa incluem:
- ADM Cocoa;
- ADM Corn Processing;
- ADM Speciality Food Ingredients;
- ADM Milling;
- ADM Natural Health & Nutrition;
- ADM Food Oils.

Em 1992 a FBI começou a investigar a empresa ADM e nessa investigaºção Mark disse a um agente da FBI que tem conhecimento de um vírus que tem atacado a Lisina que está a ser produzida pela fábrica e que causa 7 milhões de doláres de prejuizo por mês à empresa.
Mark diz que sabe quem está a sabotar a fábrica e pede 10 milhões de dólares para dizer o nome da pessoa assim como para fornecer a vacina contra essa bactéria.
Mark conta ainda à FBI que a ADM é uma das principais organizadoras de um cartel internacional criado para controlar o preço do milho ao redor do mundo. Durante 3 anos Mark trabalhou em conjunto com a FBI para reunir informações, onde gravou "reuniões entre os funcionários da ADM e os seus clientes" para subsidiar a FBI com provas, acreditando que se o encândalo fosse descoberto, ele seria trasnformado em heroi e promovido dentro da empresa. Obviamente que durante estes 3 anos Mark foi roubando milhões e milhões à empresa onde se encontrava e chantageando tanto a FBI como a ADM.
Ficou preso durante 10 anos.
Na foto abaixo o verdadeiro Mark Whitacre, quando se encontra na fase de reunir provas contra a ADM em parceria com a FBI.

Numa foto mais recente, Mark e sua esposa:


Um filme interessante de se ver.

A TROCA

A Troca é um filme realizado por Clint Eastwood e com estreia no inicio de 2009, em que Angelina Jolie intrepreta o papel de Christine Collins. Este filme infelizmente é baseado num pavoroso facto real ocorrido em 1920.
Uma história do sequestro e assassinato de 20 meninos, que expôs ao grande público a corrupção no Departamento de Policia de Los Angeles. Entre os meninos desaparecidos encontrava-se Walter Collins, filho de Christine Collins.
O filme baseia-se não só no desaparecimento de Walter (a mãe deixa o filho em casa sozinho antes de ir para o trabalho) como no desespero insaciavel da mãe em encontrar o seu filho, embora acabe por dar pouco resultado.
Arthur Hutchins Jr., fugitivo de Illinois, fez-se passar pelo desaparecido Walter para poder viajar até à Califórnia e conhecer o seu actor preferido - Tom Mix.
A policia quis encerrar o caso e tratou de convencer a mãe de Walter de que Hutchins era o seu filho.
Quando Christine Collins se negava a aceitar que esse menino era seu filho, foi internada contra a sua vontade no Departamento Psiquiátrico do Hospital Geral do Condado, sob o código 12 de internamento. O Código 12 era um termo utilizado pela policia para prender alguém sem julgamento prévio mas que se tornavam inconvenientes e dificeis.
Só depois que o menino impostor - Hutchins admitiu a verdade, dez dias mais tarde, é que Christine Collins obteve liberdade.
Em 1928, devido à declaração de outro menino de 14 anos - Sanford Clark, que acusou o seu tio Gordon Northcott de abusos sexuais e maus tratos, é que a policia de los Angeles visitou o rancho Northcott em Wineville, no condado de Riverside.
Ali encontraram machados, ossos, cabelos e dedos de 3 vitimas enterrados em cal atrás de um galinheiro. O caso ficou conhecido por "assassinatos do galinheiro de Wineville".
Gordon Northcott era maniaco.
Após dois anos do terrivel acontecimento, os habitantes de Wineville mudaram o nome da "pequena cidade" para "Mira Loma", já que o nome antigo ficou associado ao terrível assassinato dos 20 meninos desaparecidos.
Gordon Northcott conseguiu fugir mas foi recapturado no Canadá. Julgado por sequestro, abuso, torturas, assassinato e a desmembração de no minimo de 3 menores, foi condenado a morrer na forca.
Na foto em baixo está Christine Collins, a mãe de Walter Collins:

De seguida, a foto do menino que morreu - Walter Collins, de 7 anos:

O menino impostor - Arthur Hutchins Jr.:

Christine Collins mais velha:

Gordon Northcott:



Um filme que nos revolta e nos deixa estupefactos com a injustiça e indiferença da policia numa situação destas. Contudo, o inicio esteve logo errado: deixar um filho de 7 anos sozinho em casa um dia inteiro?! Penso que as mães hoje em dia tenham mais atenção e cuidado com esses promenores. É impossivel "destruírmos por completo" a animalidade e crueldade ou ignorância que existe nas pessoas, mas há algo que podemos fazer: nos protegermos de uma maneira ou de outra, ou evitando certas situações tendo em atenção o minimo promenor, ou então não convivendo com pessoas sem qualquer interesse.

_______________________________________________________________________
Existem muitos mais filmes baseados em históricas veridicas, três deles já os referimos no nosso blog anteriormente.

THE BLIND SIDE

The Blind Side, que podem consultar no nosso Blog, também na etiqueta dos Filmes.


EM BUSCA DA FELICIDADE


INVICTUS



ZODIAC

Um outro infelizmente veridico, baseado numa investigação real sobre um serial killer que agiu em São Francisco (EUA) durante o final da década de 1960, deixando mensagens enigmáticas e cifradas para os policiais que investigam até hoje a sua identidade obcessivamente.
Zodiac, nome pelo qual o assassino se auto-intitulava, matou 5 vitimas, entre 1968 e 1969, nas quais 4 homens e 3 mulheres entre os 16 e os 29 anos, e outras pessoas que foram consideradas possiveis vitimas do Zodiac (duas delas sobreviventes). Embora tenha admitido o assassinato de 37 pessoas. Em Abril de 2004 o caso foi encerrado, considerado inactivo mas reabriu em Março de 2007 e ainda permanece aberto até hoje.
Em Agosto de 2008, um homem de Sacramento disse que tinha evidências que apontava o seu padrasto como assassino do Zodiac. Um capuz preto, uma faca com sangue, escritos e rolos de filme fotográfico estão a ser examinados pela FBI que até agora ainda nao se pronunciaram.
O detective David Toschi dedicou a sua vida a este caso e tinha certeza que Arthur Leigh Allen era o assassino.
Em Baixo encontra-se a foto do detective.

Conseguiu um mandado de busca mas não encontrou nada. Robert Graysmith descobriu que Arthur
 (o decifrador das cifras de zodiac e autor dos livros) residia no porão da casa da sua mãe.
A foto de Robert encontra-se em baixo:


A caligrafia de Arthur nunca coincidiu com a de Zodiac. Em 2002 após retirarem o DNA dos selos das cartas de Zodiac, descobriram que não coincidia com o DNA de Arthur, assim como as impressões digitais deixadas no taxi onde zodiac cometeu outro dos seus crimes. Em 2008 Dennis Kaufman alegou que o seu padrasto era o zodiac, mas também nada ficou provado.
Só existiram dois sobreviventes que foram vitimas do Zodiac: Mike Mageau, que levou um tiro na boca mas conseguiu sobreviver, embora não tenha voltado a ser o que era, que reconheceu Arthur em 1991, e Bryan Hartnell outra vitima do Zodiac.
Os principais suspeitos foram os seguintes:

Arthur Leigh Allen (1933 - 1992), faleceu de diabetes;
                                     

Jack Tarrance (1928 - 2006);

                                              

Lawrence (nasceu em 1923 e ainda está vivo);

                                              

Bruce Davis (1942 e ainda está vivo).

Como é possivel não terem conseguido chegar à conclusão de quem era o assassino passado todo este tempo?!
Podem ficar a saber um pouco mais dos seus assassinatos de uma forma resumida, para quem não viu o filme neste link: http://www.bocadoinferno.com/romepeige/artigos/zodiaco.html


HACHIKO

Este filme baseado numa história real, apesar de ser um pouco parado é bastante comovente... nòs gostámos bastante. Este filme é deste ano - 2010, e a personagem Ueno, o dono do cão, é interpretada por Richard Gere.
Em japonês o nome significa "cão fiel", de raça Akita, Hachiko nasceu na cidade de Odate e é lembrado pela sua lealdade pelo dono que predurou mesmo até à sua morte.
Em 1924 Hachiko foi trazido a Tóquio pelo seu dono, Hidesaburo Ueno, um professor de agricultura da Universidade de Tóquio.
Hachiko acompanhava o dono desde a porta de casa até à estação de comboios de Shibuya, quando este ia para o seu trabalho. Além disso, ia buscá-lo à estação todos os dias na hora habitual do seu regresso.
A rotina manteve-se até Maio do ano seguinte, quando numa tarde o professor Ueno não retonou ao seu usual comboio, porque sofreu um AVC na Universidade naquele dia, nunca mais voltando à estação de comboios onde sempre Hachiko o esperava.
Na noite do velório, Hachiko partiu as portas do jardim da casa onde residia e fez o caminho para a sala onde o corpo do seu dono foi colocado. Passou a noite deitado ao lado do Prof. Ueno, recusando-se a ceder.
Hachiko a partir desse dia foi enviado para viver com parentes do professor, mas ele fugiu todas as vezes e voltava sempre para a sua antiga casa, até existirem outros moradores e o cachorrinho deixar de reconhecer aquele "cantinho" como a sua antiga casa.
Hachiko passou a ir todos os dias à estação de Shibuya, da mesma forma que sempre fazia quando o seu dono estava vivo. Continuava ainda a ir esperá-lo na hora que costumava regressar do trabalho. Só saía do local de "espera" quando tinha mesmo imensa fome.
Muitos dos habituais passageiros já conheciam Hachiko. O cãozinho fez essa rotina diária durante 10 anos contínuos. A sua devoção ao dono impressinou jornais, revistas e o povo japonês e em 21 de abril de 1934 fizeram uma estátua de bronze em sua homenagem, esculpida pelo renomado escultor Tern Ando que foi erguida em frente ao portão da bilheteira da estação Shibuya, com um poema gravado intitulado "Linhas para um cão leal", onde todos os dias Hachiko aguardava o seu dono.


Em 1929 Hachiko contraiu um caso grave de sarna que quase o levou à morte. Devido aos anos passados nas ruas, ele estava magro e com feridas de brigas de outros cães. As suas orelhas já não levantavam e envelheceu, tornando-se cada vez mais fraco e tendo problemas de coração. Dia 8 de Março de 1935 faleceu com 11 anos.
Passou 9 anos e 10 meses da sua vida à espera do seu dono, todos os dias, que já havia falecido. 
Na foto abaixo o verdadeiro Hachiko, já com alguma idade.

O hachiko do filme e a respectiva familia:


Também fizeram uma estátua na Universidade do Professor Ueno:


Talvez Hachiko tivesse sido mais feliz se se tivesse apegado da mesma maneira que se apegou ao seu dono aos restantes familiares (esposa de Ueno e sua filha)! É de facto uma história que revela a lealdade dos cães aos seus donos ou pelo menos do quanto estes podem ser devotos aos seus donos.


UMA MENTE BRILHANTE

Este filme foi realizado com base na biografia de John Nash.
Interpretado pelo célebre Russel Crowe, um filme de 2002 (mais antigo não vamos pôr, se não é do século passado). O filme fala da sua chegada à Universidade de Princeton em 1947. Isolado de tudo e de todos, Nash recusa-se a participar nas actividades básicas de Universidade, tais como assistir às aulas, conviver com os colegas, etc. O seu objecto é a procura de uma "ideia original". Incentivado pelo colega Charles a procurar a "ideia original" fora das quatro paredes do seu quarto, Nash inspira-se em fontes estranhas, como o movimento dos pombos no parque, os movimentos de uma equipa de futebol e até do roubo de uma carteira. Nenhum destes 3 estudos o ajuda. Será numa conversa de bar que Nash encontra inspiração para a sua "ideia original", uma teoria revolucionária com a aplicação à economia moderna e que contradizia 150 anos do reinado de Adam Smith na área.
O reconhecimento pelo seu trabalho só acontece em 1953, após ter Nash realizado alguns trabalhos no Pentágono a decifrar códigos russos. Em simultâneo Nash é Professor, onde desenvolveu o Equilibrio de Nash, e acaba por conhecer Alicia Harrison, com a qual viria a casar (em 1957) e ter um filho.
                                                                     
Tudo parecia correr bem com o casal, até que Nash começa a ser perseguido por desconhecidos. Nash não resiste à grande pressão e começa a ficar paranóico, sendo lhe diagnosticado Esquizofrenia Paranóide. Nash começou a demosntrar sinais de esquizofrenia em 1958, quando ainda estudava.
John Forbes Nash nasceu dia 13 de Junho de 1928 e foi um matemático norte-americano que trabalhou na Teoria dos Jogos, na geometria diferencial e na equação de derivadas parciais.
Aos 12 anos já era bem notável o seu gosto e preferência pela solidão, rejeitando estar com outras pessoas, fazendo por vezes de propósito com piadas intelectuais de superioridade.
Foi o livro "Homens da Matemática" de Eric Temple Bell, em particular o ensaio sobre Fermat, que o fez interessar-se pela área.

Antes de mudar para o curso de  matemática, estudou engenharia quimica.
                           
Só a partir de 1970 é que deixou de tomar a medicação recomendada e gradualmente foi melhorando.
O seu mais famoso trabalho tem relação com a matemática pura: Teorema do Encaixe de Nash.
                                                                     
Um filme que além de ser veridico e de relatar a biografia de mais um "génio" da matemática, relata também um pouco como é a vida de um esquizofrénico.


AMELIA

Este filme de 2009 também baseado num história veridica, fala-nos da primeira mulher a efectuar a travessia aérea atlântica sozinha.
Amelia Mary Earhart nasceu em Julho de 1897 e foi dada como desaparecida em Julho de 1937. Amelia foi pioneira na aviação dos EUA, autora e defensora dos direitos das mulheres e ainda a primeira mulher a receber a "The Distinguished Flying Cross", condecoração dada por ter sido a primeira mulher a voar sozinha sobre o oceano atlântico. Estabeleceu outros recordes, escreveu livros sobre as suas experiências de vôo e foi essencial na formação de organizações para mulheres que desejavam pilotar. Casou mas para isso seu marido teve de lhe pedir em casamento 6 vezes,ao menos isso... "quando é para casar é para sempre", assim temos mulher! Bem definida, e sabia bem o que queria! Amelia visitou, com uma jovem amiga, uma feira aérea que acontecia conjuntamente com a Exposição Nacional do Canadá em Toronto. Um dos destaques do dia foi a exibição aérea de um "ás" da Primeira Guerra Mundial. O piloto avistou do ar Amelia e a amiga, que estavam a observar os aviões, e mergulhou na direcção delas.  Amelia Earhart sentiu-se varrida por uma mistura de excitação e medo. Quando a aeronave se aproximou, algo dentro dela despertou. "Eu não entendia até aquele momento, mas acredito que aquele pequeno avião vermelho me disse algo quando se aproximou", diria Amelia mais tarde.
Em 1920, Amelia e o seu pai visitaram um campo de pouso onde Frank Hawks (que mais tarde se tornou piloto) e foi esta viagem que fez Amelia descobrir que precisava de voar! Após o vôo de 10 minutos, ela imediatamente procurou aprender a voar. Começou a trabalhar em várias áreas (sim não foi uma mulher que se acomoda-se a trabalhar dois ou três dias por semana ou em trabalhos de publicidade) e conseguiu juntar dinheiro para lições de vôo. Cortou o seu cabelo para não destoar dos pilotos e comprou um casaco de cabedal para lhe dar um estilo mais masculino e não ser rejeitada naquele meio.
Foi no dia 22 de Outubro de 1922 que Amelia voou a uma altitude de 14000 pés e bateu o recorde mundial para aviadoras.Apesae de competente e inteligente, Amelia não era uma brilhante aviadora e muitas das suas atitudes era consideradas inadequadas. Um erro de cálculo grave ocorreu durante a quebra do record, quando Amelia voava e girou por um banco de nuvens e somente conseguir estabelizar próximo dos 3000 pés. Amelia sabia as suas limitações como piloto e talvez por isso e pela sua humildade conseguiu chegar tão longe.
Amelia começou a lutar pela ambição de ser a primeira mulher a efectuar um vôo transatlântico.
A sua primeira travessia aérea sobre o Atlântico foi como mera passageira, acompanhada do piloto Wilmer Stultz e do co-piloto e mecÂnico Louis Gordon, aqui tal como ela referiu "fui apenas um saco de batatas a ser transportado pelo meus colegas".
                                                                        
Amelia passou a ser uma celebridade (sim, isto sim é uma celebridade) e conseguiu financiar o seu próprio vôo. Em 1932 Amelia partiu de Harbour Grace para Paris, acompanhada de Bernt Balchen (seu conselheiro técnico de vôo). Após um vôo de 14 horas e 56 minutos, onde enfrentou fortes ventos do norte, gelo e problemas mecânicos, Amelia pousou num pasto em Culmore, na Irlanda do Norte. 
A primeira tentativa da volta ao mundo de Amelia foi em Março de 1937, mas o avião ficou seriamente danificado do Hawai e o vôo foi cancelado.
                                                                               
A segunda tentativa foi iniciada de oeste para Miami, Florida, mas por ventos fortes tiveram de mudar a direcção planeada. Partiram então de Miami, em Junho, e após várias escalas na América do Sul, África, India e Sudoeste da Ásia chegaram a Lae (Nova Guiné) em 29 de Junho de 1937. Restava apenas sobrevoar o pacifico.  No dia 2 de Julho de 1937 Amelia e Noonan descolaram de Lae no Electra completamente carregado. O seu destino era a Ilha de Howland, a 4.113 Km de distância. Mas a última posição relatada foi próximo às Ilhas Nukumanu, a cerca de 1.300 km depois da decolagem.
                                                          
                                                                                      
Amelia desapareceu no oceano pacifico perto da Ilha Howland enquanto tentava realizar um voo ao redor do globo em 1937. Foi declarada morta no dia 5 de Janeiro de 1939. 
                                  

__________________________________________________________________

Existem muitos mais filmes baseados em histórias reais, contudo deixamos em baixo apenas o nome de mais alguns. Se assistirmos a algum filme recente que valha a pena, acrescentaremos aqui nesta etiqueta.

EIGHT BELOW


A QUEDA


CHE

A RAINHA

DIAMANTES DE SANGUE


A ÚLTIMA CARTADA


TROPA DE ELITE

QUEM QUER SER BILIONÁRIO

PAIXÃO DE CRISTO

MILION DOLLAR BABY

A LISTA DE SHINDLER

A VIDA DE DAVID GALE

O FUGITIVO

CAPOTE

MAR ABERTO

AVIADOR

AUTOCARRO 174


PEARL HARBOR


O ÚLTIMO REI DA ESCÓCIA

O JARDINEIRO FIEL

MILK

VÔO 93

FORREST GUMP

INTO THE WILD


BOY'S DON'T CRY

ESCRITORES DA LIBERDADE

Podemos afirmar que já assistimos a todos estes filmes, exceptuando o Che. Destes Eight Below, Diamantes de Sangue, A vida de David Gale e o Hitler foram os melhores (só relativamente a estes últimos que postámos nos filmes veridicos, porque os que tentámos falar um pouco mais e postámos fotos das personagens na realidade são bem melhores).