A primeira vez que fomos à Suiça visitámos apenas a cidade de Genébra. Cidade pequenina, onde o turismo ira em torna do famoso "geiser", jacto de água, que se encontra no extremo do lago Lecmen.
Nesta viagem, fomos a três cidades bem conhecidas e ainda passámos por outros locais bem interessantes.
Começámos por visitar Basileia... Nevou imenso durante toda a nossa estadia na Suiça, chegámos a apanhar 0,5 graus negativos....
Basileia é a 3ª cidade mais populosa da Suiça.
Basileia:
O mercado:
Visitámos ainda Berna, a capital da Suiça.
Nesta cidade a língua oficial é o alemão.
Berna foi fundada em 1191 pelo Duque berthold V, que segundo a lenda teria dado o nome à cidade, após ter morto um urso (urso = "Bar" em alemão).
Berna:
A Torre do Relógio - Zytologge
Este Relógio foi construído em 1530. Muito idêntico ao de Praga.
O relógio visto do outro lado (na foto em cima).
O Parlamento:
Berna está repleta de estátuas e de leões e ursos. Ursos pelo simples facto da cidade desde sempre ter vários ursos e toda ela ser representada por ursos, desde o brasão da bandeira da cidade de Berna, a algumas estátuas.
As estátuas encontram-se geralmente em fontes.... Cada uma tem um significado diferente.
O Ogro, simbolisa um monstro que comia crianças (encontra-se representado na foto abaixo).
A vista de um jardim situado no topo da cidade:
A Catedral:
Nas margens do Rio Aar, encontra-se a Fossa dos Ursos, perto de Nydeggbrucke:
Visitámos ainda a casa de Einstein... Já tinhamos visitado a de Freud e porque não a de outro grande génio?!
Apesar de ser Alemão, viveu muitos anos na Suiça, em Berna.
A sua casa encontra-se nesta rua, mesmo em frente a esta fonte, por debaixo das arcadas.
Einstein e sua esposa.
O Busto de Einstei.. este grande génio!
Einstei nasceu em Março de 1879, de signo peixes, foi um fisico alemão radicado nos EUA.
Desenvolveu a Teoria da Relatividade, recebeu o prémio nobel da física, entre muitas outras pesquisas.
Nos seus últimos 40 anos de vida, tentou unificar os campos electromagnéticos e gravitacional numa única teoria, que designou por Teoria do Campo Unificado.
Faleceu aos 76 anos com um aneurisma. Foi cremado e o seu cérebro foi doado ao cientista Thomas Harvey, patologista no Hospital de Princeton. O seu cérebro pesava 1230 gramas. A média do peso dos cérebros dos homens são cerca de 1400 gramas. O volume do seu cérebro também era 4 cm de inferior ao volume da média, razão que pode estar relacionada com a idade do cientista (na altura 76 anos).
Em cima, a sala de estar de Einstein, em Berna.
Em Baixo, Berna à noite (o nosso hotel situava-se mesmo nesta praça, mas de todos os hoteis que já ficámos o de Berna foi de facto o mais fraco):
Fomos ainda a Interlaken e subimos ao pico mais alto da europa.... JUNGFRAU!
É simplesmente fenomenal! Pelas mais variadissimas razões....
Intrelaken é uma pequenina cidade, cheia de parques de campismo, ou melhor dizendo, cheia de rolotes, e pouco mais.... Rodeada por montanhas, cumes e neve....
Para subirmos as montanhas, temos de apanhar um comboio ou melhor vários consoante o destino!
Jungfrau é o o topo da montanha mais alta.. Existem três picos bastante altos, Jungfrau (o mais alto), Eiger e Monch.
Lá em cima, depois de termos subido uma parte de teleférico, o silêncio é absoluto. Não havia vento! Não havia qualquer ruído... chegavamos mesmo a sentirmo-nos "desconfortáveis" caso fizessemos barulho.
A neve é cintilante e macia.... nada comparado com Andorra, Serra Nevada e muito menos Serra da Estrela. Isto tem de facto outro "sabor".
É deveras uma maravilha da natureza. Não por estarmos bem lá no alto e rodeados por neve... não só por isso, mas pelo silêncio, por não existir praticamente ninguém (como encontramos em andorra, serra nevada, etc), pelo ar puro, enfim!
Esta é a vista que nos rodeia para cada ângulo que o nosso olhar percorre!
A foto em cima, é como que uma língua vertiginosa que percorre o topo de uma das montanhas, pela qual percorremos a pé... parece pouco ingreme mas não é!
Penso que a beleza só pode ser avaliada na sua totalidade e com a maior honestidade estando lá, porque é um local lindooooo!
O percurso que efectuámos de Interlaken para Lucerna era lindo, com cascatas vindas de pequenas montanhas repletas de neve...
Visitámos ainda a cidade Lucerna, que achámos muito bonita e calma. O povo de Lucerna é bem mais simpático do que o de Berna ou Basileia.
Lucerna:
Lucerna tem como língua oficial o alemão.
Lucerna situa-se nas margens do Rio Reuss e é banhada pelo Lago dos Quatro Cantões.
Quem quiser ir a Lucerna pode sempre visitar a Igreja dos Franciscanos e a dos Jesuitas. Assim como pode visitar a Cãmara Municipal de estilo renascentista, a Torre da Água e ainda a famosa PONTE DE MADEIRA (Kapellbrucke), uma das pontes mais antigas da europa.
A Ponte de Madeira:
Podem ainda visitar o jardim onde se encontra o leão esculpido:
Este lago está repleto de cisnes e patos, bem como todos eles têm a oportunidade de estar constantemente a ouvir música ambiente que enche de melodia as mergens do lago.
Gostámos bastante desta viagem, principalmente de termos ido a Jungfrau! o facto de estar tudo repleto de neve tornou a viagem bem mais bonita.