Os países que já visitámos!

Os países que já visitámos!

A Morosidade da Adopção

Não querendo falar de um situação pessoal, imagine que um dia ou desde sempre que é invadido por um enorme desejo de acolher ou adoptar uma criança.... Infelizmente no nosso país (e quem sabe em tantos outros) um acto desta dimensão, desta generosidade e afectividade acaba por ser tratada como algo repleto de burocracias, morosidades, como se a intenção da pessoa que pretende adoptar fosse catalogada como um acto de corrupção, de desconfiança, que necessita de ser analisado ao mínimo detalhe e enquanto os anos passam existem milhares de crianças a morrer de fome, sem lares, sem afecto, a ser mal tratadas, e por vezes infelizes.

Isto deveria ser proibido.
Em vez de 6 meses de tempo máximo para a avaliação do processo de um casal ou singular que pretende adoptar deveria de existir um tempo máximo que não ultrapassa-se o período de 1 mês. Afinal quem pretende adoptar já tem a ideia interiorizada há muito tempo ou pelo menos estabelecida a 100%.

Esperar para entegar a documentação necessária e poder dar inicio ao processo é outra espera, o que é de facto ridiculo. Como é possivel ter de se esperar no minimo 3 meses para se entregar documentação?! Que coisa mais absurda!

As esperas são longas, chegam a ser abismais, e para quem acha que a adopção internacional é menos morosa que a nacional tem apenas um pouco de razão, não querendo dizer que a adopção internacional seja rápida porque não é, e dependendo de país para país as exigências podem ser gigantes.

Já ouvi casos de pessoas que estão há espera há 12 anos?! Isto não faz qualquer sentido. Claro que existem casais que têm demasiadas exigências, que querem louros de olhos azuis, recém-nascidos etc etc Obviamente que isso é dificil! E o amor que sentimos e temos para oferecer uma criança, na minha opiniao, nao se deve prender à cor da criança. Quanto à idade entendo que se procure os mais novos, afinal de contas pretendemos dar uma educação, e quanto mais novo mais se adapta à nova familia. Mas as próprias instituições e o governo português faz com que a morosidade seja tão grande que permite que crianças de 1 ano que se encontram em orfanatos passem a ter 6 anos e depois 10 anos e cada vez se tornam mais velhas até que ninguém as pretende adoptar!

O mundo poderia ser tão diferente, tão mais fácil e acessivel!

Depois existem os questionários aos quais somos submetidos, nos quais constam perguntas sobre as caracteristicas da criança que desejamos. Mas existem pais que após longas esperas mudam essas caracteristicas para aumentar a probabilidade de uma adopção mais rápida... Contudo essas alterações não são tomadas em conta, alegando que as caracteristicas  da criança que tinha indicado não faziam parte do seu projecto de vida. Soube de casos deste género! Quer dizer os pais reduzem os seus desejos para apressarem o processo e acabam por ser colocados fora da lista de espera! Como pode isto acontecer?!

A taxa de natalidade em Portugal está em rápido decréscimo... Hoje em dia existem muitos divórcios, muitos casais que por entrarem tardiamente para a faculdade e por terem estabilidade no trabalho só por volta dos seus 34 anos (em média) (e estabilidade nunca temos em termos profissionais) decidem ter filhos apenas por volta dos seus 35 anos de idade. Existe ainda a situação dos empréstimos bancários que estão cada vez mais a apertar o cinto e quem não comprou casa não é agora que conseguirá comprar, a não ser que tenha 50% do valor do imóvel para dar à cabeça.
Todos nós queremos estar casados, com uma casa e com trabalho para aí sim ter filhos. E hoje isso começa a ser dificil... os tempos são dificeis, o desemprego aumenta a cada dia que passa, os bancos não financiam dinheiro ainda mais para crédito habitação, e o tempo continua a passar.
Quem não está estável no seu trabalho não quer correr o risco de engravidar e ter de ir de licença de maternidade, até porque pode não voltar a ver o emprego.... Infelizmente Portugal não abona a favor da maternidade, existe ainda muita descriminação feminina!