Aproxima-se o Verão e a "galera" corre para a pesquisar o que fazer para diminuir a celulite.
Celulite toda a mulher tem, mas umas têm mais do que as outras ou está mais visivel.
Existe a celulite inicial, geralmente acumulada na zona abdominal e inguinal, bem como a parte interna dos braços, tendencialmente surgem em pessoas com tendência para a obesidade.
Na celulite mole ou flácida é a celulite por quem todos conhecemos como a chamada casca de laranj, que à pressão de um dedo fica momentaneamente com aquelas covinhas como s estivesse inchado-
A Celulite dura ou compacta é aquela que é dura e pouco móvel e raramente faz pregas na epiderme e com a apalpação da pele pode provocar ligeiramente formigueiro ou dor. A celulite fibrosa é aquela que se vê após apalpação.
A Celulite de grau 1 é aquela que só é visivel após aplpação. A celulite de Grau 2 é perceptivel sem "apertar". Neste grau a celulite é palpável mas não é dolorosa e já existe uma má circulação sanguínea. No grau 3 a celulite além de visivel é dolorosa ao toque.
E a celulite de grau 4 é a mais comum em pessoas com diabetes e obesidade. Há um distúrbio completo nas células e tecidos, com elevados problemas de circulação.
Para reduzir significativamente a celulite, existem vários métodos, mas antes de falar dos tratamentos vou falar de pequenas alterações da nossa vida quotidiana que podem ajudar:
Dicas Simples:
- Beber muita água durante o dia, que ajuda a eliminar as toxinas do nosso corpo;
- Um bom creme para a celulite ajuda a disfarçar o aspecto da casca de laranja e prevê o aumento da celulite. Reduzir apenas com o creme dificilmente reduz mas é sempre bom usar um creme anti-celulitico;
- Evite os fritos e alimentos enlatados porque têm muitos conservantes, tais como as bebidas com gás;
- Coma muitos alimentos integrais, como os cereais, porque ao terem fibra ajudam na eliminação de toxinas;
Quanto aos tratamentos existem diversos, e essa variedade enorme por vezes deixa a mulher na dúvida de que tratamento optar.
Para tal vou tentar ajudar naquilo que me for possível!
- Drenagem Linfática
É um tratamento não muito intenso mas que ajuda essencialmente na melhoria da circulação sanguínea. Isoladamnte não reduz a celulite mas evita que surja mais.
Este tratmento consiste numa massagem especial realizada por um especialista que melhora a circulação sanguínea na região afectada, eliminando toxinas e melhorando o quadro. Pode ser feito manualmente ou com aparelhos especializados.
- Mesoterapia / Intradermoterapia
É um tratamento que eu já experimentei em tempos, no qual se injecta um liquido para a camada abaixo da epiderme que ajuda a destruir as células gordas (que provocam a celulite). É um tratamento um pouco doloroso uma vez que o liquido é injectado através de uma seringa (inserida numa pistola) diversas vezes ao longo da zona afectada. Poderá deixar nódoas negras que ao fim de uma semana desaparecem. Existem clinicas que colocam apenas uma âmpola na seringa e em outras clinicas a dose é duplicada, o que dá resultados mais rápidos. As melhores âmpolas são as que são à base de cafeína e de alcachofras ou peixe.
- Sub Incision
Uma micro-cirurgia para os níveis mais avançados da celulite. Não precisando assim de cortes e nem pontos, pois é realizada com uma agulha cortante sobre a pele afetada, rompendo as fibras endurecidas que repuxam a pele e formam as covinhas. O processo é rápido e prático, e a paciente retorna para a casa no mesmo dia!
- Aparelhos com Corrente Elétrica
Este tipo de tratamento é feito por um aparelho que possui elétrodos que são acoplados na pele. Estes elétrodos aplicam uma corrente elétrica na derme de forma terapêutica e tem como objetivo enrijecer e tonificar a musculatura. Aconselho mais este tratamento para a flacidez do que propriamente para a celulite.
Pessoas hipertensas, portadores de marca passo, pessoas com patologias circulatórias, varizes, pacientes com problemas renais crônicos, com enfisemas pulmonares, epilepsia, entre alguns casos onde não se podem se submeter a correntes elétricas devem optar por outro tipo de tratamento.
- Infra-Vermelho
A Endermologia é uma técnica que consiste no enrolamento e desenrolamento da prega cutânea com sucção simultânea, num aparelho de alta tecnologia computadorizado, desencadeando um processo natural de drenagem de sobrecargas adiposas. O resultado é a eliminação da Celulite. Para efectuar este tratamento é necessário vestir um fato para um maior aderência do aparelho.
O infra-vermelho. A função desta técnica é a queima de gordura localizada. A bioestimulação da pele e do tecido muscular com infravermelho tem sido uma técnica considerada no ramo de estética.
Esta técnica é aplicada por equipamento, gerando calor. A irradiação com o IVL favorece a divisão celular e síntese de proteínas como o colágeno e a elastina.
Esta técnica é aplicada por equipamento, gerando calor. A irradiação com o IVL favorece a divisão celular e síntese de proteínas como o colágeno e a elastina.
Cavitação
É uma técnica não dolorosa que com um aparelho ultra-sónico ajuda a dissolver as células gordas. Este tratamento não é aconselháve a quem possui elevados níveis de colesterol, uma vez que essas células gordas são dissolvidas no sangue aumentando ainda mais o nível de gordura no sangue. Neste caso é necessário ingerir pelo menos 1 litro de água por dia para que essa gordura possa sair através da urina/fezes.
Ultra-som
Ainda não entendi muito bem a diferença entre o ultra-som e a cavitação. São exactamente a mesa coisa, a única diferença é que no ultra-som é necessário um gel anti-celulite ou de redução de volume e colocamos o aparelho sobre esse gel como se estivessemos a fazer uma ecografia.
- LPG / Endermologia
A Endermologia é uma técnica que consiste no enrolamento e desenrolamento da prega cutânea com sucção simultânea, num aparelho de alta tecnologia computadorizado, desencadeando um processo natural de drenagem de sobrecargas adiposas. O resultado é a eliminação da Celulite. Para efectuar este tratamento é necessário vestir um fato para um maior aderência do aparelho.
- VelaSmooth
VelaSmooth está equipado com a nova tecnologia Elos (Electro Optical Synergy), que combina, pela primeira vez, as duas fontes de energia: luz e rádio-frequência. A pressão negativa e manipulação dos tecidos, completam a acção conjunta das quatro tecnologias: pressão negativa + mobilização + infravermelhos + rádio-frequência, diferenciando o
- Dermo
Um aparelho de sucção faz uma massagem na zona afectada sem qualquer gel ou facto sobre a pele.
- Lipoaspiração Não Invasiva
Começo a achar que é uma boa maneira de nos "esvaziarem o bolso". Na clinica de Humberto Barbosa, a clinica do tempo, este tratamento consiste em colocarem um gel sobre a pele (como uma ecografia) e depois colocarem o aparelho que dissolverá as células gordas que irão sendo eliminadas pelo organismo. Mas nesta clinica só se faz uma sessão de Lipoaspiração não-invasiva. Enquanto que em outras clinicas fazem-se várias sessões... Afinal em que ficamos?! Além disso em outras clinicas já ouvi dizer que chamam Lipoaspiração não-invasiva ao ultra-som ou cavitação e em outras trata-se de um liquido que se injecta para dentro da pele. Resumindo cada clinica dá-lhe um nome diferente, até de Ultrashape já o ouvi chamar!
-Lipoaspiração Invasiva
A tão famosa lipoaspiração que todos conhecemos, que é sujeita a anestesia geral e poderá ter consequências caso não seja bem feita.
Eu não posso aconselhar muito, a não ser dizer que a pressoterapia ou drenagem linfática não reduz celulite, simplesmente melhora a circulação e nos deixa mais confortáveis. Quanto à mesoterapia depende muito da clinica onde se faça e quanto à cavitação não dá resultado nenhum.
Quanto aos cremes anti-celuliticos e cápuslas para o mesmo efeito, existem estes (dentro dos melhores):
Quanto aos cremes anti-celuliticos e cápuslas para o mesmo efeito, existem estes (dentro dos melhores):