Os países que já visitámos!

Os países que já visitámos!

O Voto Secreto


Portugal está a passar por um período dificil.... e para a população poder manifestar a sua opinião em quem será o próximo Primeiro Ministro, iremos ou pelo menos deveremos todos ir votar no próximo Domingo (dia 5 de Junho).
Mas existem coisas que me transcendem... Não entendo porque existem pessoas que não gostam de dizer em quem vão votar ou referem apenas que o seu voto é secreto! Se todas as pessoas dizem qual o clube de futebol a que pertencem, ou dizem qual a sua cor preferida, actor preferido ou até mesmo opiniam sobre isto ou aquilo, então porque temem tanto em dizer em quem vão votar!?
Para mim é exactamente a mesma coisa. Acho muito sinceramente que quem não quer dizer em quem vai votar só pode ser por duas razões:
1º Ou porque não tem 100% de certeza no seu voto e receia não ter argumentos para explicar a verdadeira razão e as principais causas que o levam a votar em determinado partido;
2º Ou porque têm tanta mania que acham que o voto deles é secreto, como se isso afectasse minimamente o outro que não tem qualquer problema em admitir a sua escolha.

Resumindo e concluindo ou porque é inseguro ou porque é ignorante e inseguro e não o quer admitir. Mais uma vez tudo se resume à insegurança e ignorância!

Como é possivel se dizer a torto e a direito que se é deste ou daquele clube de futebol e não se é capaz de dizer em quem se vai votar, justificando apenas que o voto é secreto?!
Só mesmo em Portugal é que as pessoas adoptam esta postura! Enfim... Não se pode mudar as pessoas. Umas nascem assim, outras são educadas assim e outras adoptam essas reacções por mera insegurança e frustração.

Eu não tenho qualquer problema em dizer em quem vou votar e de que clube de futebol sou. Acho que isso não é algo que se deva esconder, porque se sou de um determinado clube de futebol ou se vou votar num determinado partido não devo me envergonhar de tal acto, caso contrário estou a ir contra as minhas expectativas e filosofias. Se voto é porque acredito que determinado partido poderá ser melhor do que os outros, mesmo que de forma pouco significativa. Se sou de um determinado clube de futebol não será por ele ser o melhor ou pior mas porque gosto ou o prefiro em deterimento de qualquer outro e não tenho que me envergonhar ou manter em segredo essa opção!
Se não digo é porque receio não ter razão ou me envergonho de ter escolhido essa opção e nesse caso quem está errado é a própria pessoa porque não possui a capacidade de argumentar as suas escolhas ou a coragem de as admitir. Ou até mesmo por mera ignorância que não quer admitir e "discutir" o assunto com outros por não dominar o tema.