Os países que já visitámos!

Os países que já visitámos!

Filme Facebook

Assisti ao filme "Facebook" e confesso que fiquei decepcionada... não com o filme mas sim com a história em sí!
Já assistiram ao filme?!
Nunca pensei que Mark Zuckerberg tivesse "copiado" parte da ideia de outros colegas e pior que isso atraiçoado o seu melhor amigo!
Para quem assistiu o filme e o compreendeu na perfeição pereceberá o que eu estou a dizer!
Sim, quer ele tenha insistido sempre que não "plageou" a ideia de ninguém, a verdade é que a ideia sugerida por outros 3 colegas estudantes em Harvard, de familias ricas (o que facilitava bastante), era similar: Um site designado Harvard Connection, onde era criada uma rede social de todos os alunos de Harvard, com fotos, etc. Se isto não é a mesma coisa então é o quê????
Além do mais, expliquem-me qual a inovação do facebook, quando já existia hi5, myspace, etc???
Para mim nenhuma!
E qual a utilidade de uma rede social, onde maior parte das pessoas só têm interesse em se expor colocando fotos e bisbilhotar a vida alheia?! Não vejo qual a utilidade a não ser para o fundador que hoje é bilionário!
Não entendo como as pessoas se limitam a passar tempos e tempos no computador a bisbilhotarem o facebook, ou a postarem fotos e comentários nas suas páginas sem nada dizerem de útil!
Não faz sentido, sequer, o google estar cotado numa diferença apenas de 20 e tal biliões de doláres do facebook, quando o Google tem mil e uma finalidades, onde qualquer pessoa pode consultar em diversas línguas qualquer pesquisa, e não me refiro a pesquisas "cor de rosa" e sem utilidade mas sim pesquisas universais, culturais e objectivas.
Como é possivel Mark dizer ao seu melhor amigo para ir assinar uns documentos onde sabia que as acções dele (Eduardo) iriam ser diluidas de 30% para 0.03 %. É de uma mesquinhez e sinismo extremo.
Em toda a história Eduardo Saverin, foi o que mais me entristeceu, pois sempre foi fiel ao seu amigo e sempre se esforçou tanto ou mais do que Mark! Foi Eduardo que criou o algoritmo inicial, era ele que agendava e falava em todas as reuniões que tinham como  finalidade a venda do facebook, onde nessas mesmas reuniões Mark tinha uma atitude imatura e, permitam-me dizer, um tanto ao quanto "atrasada" perante reuniões de tal relevância.
É certo que na maioria, os Nerds são assim, têm comportamentos estranhos, alucidativos, etc...  
Quando Mark se junta a Sean Parker, sem sequer falar com o seu melhor amigo e CFO do facebook, gera-se ainda maior confusão e a meu ver, mais uma "traição" do mesmo, onde à frente vestia pele de cordeiro e por trás de lobo!
A verdade é que Mark é um Nerd genial, no que toca ao seu talento, mas isso não pode fazer com que as pessoas só vejam isso à frente e não reparem nas injustiças cometidas!
Foi em Janeiro de 2004 que Mark registou o dominio "facebook" pela network solutions.
Na altura da finalização do filme, o facebook estava cotado em 27 biliões de Dolares, não entendo porquê tanto valor para algo sem utilidade seja para as pessoas seja para as empresas.
Eu nunca achei graça a essas redes sociais, porque mais uma vez repito acho que não têm qualquer tipo de utilidade e se limitam a pessoas sem uma vida ocupada ou que se sentem infelizes nas suas vidas pessoais, ou então mera e simplesmente destinado a jovens estudantes ainda na escola, agora a pessoas que já trabalham e muitas delas passam a vida no trabalho a olharem para o facebook em vez de fazerem algo produtivo, não faz sentido!
Se nada têm para fazer no trabalho então que leiam sobre economia, sobre cultura, sobre algo inteligente, aumentem a sua cultura!
Mas não! É por estas razões que as empresas, pelo menos em Portugal, estão a tentar acabar com o acesso ao facebook nos empregos, e fazem muito bem.
Esta é a minha opinião e acho sinceramente que tal como o hi5 o facebook também vai ter um tempo de duração e vai chegar o seu fim! Porque uma vez que não tem utilidade e estamos rodeados de sites similares as pessoas ou se enjoam, ou se aprecebem de que aquilo nada mais é que um monte de fofoquices e exibicionismo de pessoas frustradas que tentam viver e serem felizes apenas virtualmente!

Este é o verdadeiro Mark Zuckerberg.

Eduardo Saverin (nascido no Brasil)

Sean Parker (co-fundador de Napster e Plaxo)

Irmãos Winklevoss - Os que tiveram a ideia original

Eduardo no final processou o seu amigo em 600 milhares de doláres, mas na realidade deveria ter processado por pelo menos no valor de 30% de 27 biliões de doláres, uma vez que ele possuía 30 % em acções e a empresa estava avaliada em 27 biliões.

Sean Parker acabou por ser um oportunista, que vistas bem as coisas, cada um aproveita as oportunidades que tem em mão, ainda por cima ele tinha muitos conhecimentos e foi através dele que foram possiveis bons contractos.

Quanto aos irmãos Winklevoss tiveram a sua recompensa quando foram indeminizados no valor de 65 milhões de doláres, e depois de toda a sua luta tiveram uma boa recompensa.

O que mais desgostei do filme não foi a elevada capacidade e talento de Mark obviamente, que é um autêntico génio, mas sim o facto de até ao fim referir que ele não "plageou" a ideia de ninguém e o facto de ter atraiçoado o amigo.
Foi obrigado pelo tribunal em recompensar financeiramente não só os irmãos Winklevoss mas também Eduardo. Agora eu pergunto, foi preciso o facebook ter o valor que tem e o caso ter ido para tribunal para ele se sentir obrigado em o fazer!
Mark e Sean chegaram mesmo a tirar o nome de Co-fundador do facebook a Eduardo, na página principal! Achei uma injsutiça, até porque as coisas só se deselvopveram porque Eduardo era o única que estava a investir e dar dinheiro para todo material necessário para a criação desta enorme rede! Álém de que, convém frizar, a bolt, o facto de ter sido Eduardo a fornecer diversos emails de pessoas com cargos importantes dentro de outras universidades, afim de poder expenadir a rede e ter on número de membros que hoje tem.