Depois de assistir aos 2 filmes e ter visto todos os episódios da 5ª e 6ª, decidi que o melhor seria mesmo ver os episódios restantes e poder dizer que vi a série completa. Fui então assistir todos os episódios que me faltavam da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª temporada.
Mas fiquei desanimada com o início da série e aí entendi o porquê de não ter me "agarrado" à série quando esta começou em Portugal. A explicação é simples: Da 1ª à 4ª temporada todos os capitulos consistem em discursos sem conteúdo onde 4 amigas vivem obcecadas por encontrar a sua "cara metade, o homem das suas vidas" e manter os niveis de felicidade e estabilidade no seu píncaro! Que seja isso que elas desejem entende-se perfeitamente, mas daí a se tornarem episódios secantes e repetitivos com discursos repletos de dúvidas e questões ridiculas, assim como de se expôrem ao ridículo e andarem atrás de qualquer homem com pernas e braços, sem qualquer tipo de selecção... Isso também já é demais.
Fica aqui uma questão: Como é possivel que nenhuma delas saiba conduzir??? Duas delas tão independentes (Miranda e Samantha) e não sabem conduzir?
As 4 amigas começam a série com 30 anos, exceptuando Samantha (não sei ao certo talvez 10 anos mais velha que todas as outras, ao que parece).
É de facto irritante passar praticamente todas as temporadas (principalmente até à 4ª temporada) com Carrie obcecada com Big, entre outros, repleta de inseguranças e dúvidas às quais se expõe demasiado! Além de ser viciada em tabaco, por sinal também não tem um pingo de educação, fumando em qualquer lado (inclusive locais proibidos), não pede licença, é irritante e imatura, espalhafatosa demais, resumindo.. Não tem classe alguma e chega mesmo a ser brejeira. Por vezes até o modo como se veste chega a ser rísivel, absurdo e de forma promíscua, embora existam também "figurinos" bastante sofisticados e esplêndidos, que por sua vez se torna irreal novamente quando ela não passa de uma escritora que redige uma coluna para um Jornal (pelo menos nas 3 primeiras temporadas).
Uma escreve uma coluna num Jornal, outra acompanha uma galeria de artes, outra é Relações Públicas e por fim temos uma advogada. A única que tem algum sucesso relatado pelo inicio da série é mesmo Miranda, e assim sendo porque razão investem menos no figurino desta personagem??? quando ela é a mais independente das 4, a com maior nivel de sucesso na sua profissão, a única com uma profissão minimamente em condições e sem dúvida a mais inteligente e com um discurso coerente e determinado?!
Carrie chega a ser criticada e gozada pelos seus leitores, onde alguns deles a consideram uma solteirona de 30 anos que "não tem onde cair morta" e leva a vida "engatando" em bares ou saídas nocturnas com suas amigas.
Para resumir, deixo a minha singela opinião quanto a cada temporada e depois disso deixarei também, para quem não viu a série, um comentário sobre as principais personagens:
1ª Temporada:
As 4 amigas são todas muito imaturas, sendo Carrie a pior de todas elas. A única parte cómica desta temporada consiste em apenas dois episódios, um deles em que a Samantha faz celibato de sexo com a finalidade de seguir as regras do sexo tântrico. O Outro é mesmo o descuido de Carrie ao dar um "pum" quando está com Big na cama dele.
Todo o resto são desfeixos imaturos que levam as 4 amigas à promiscuidade e a se tornarem mulheres vulgares, cheias de inseguranças e que decididamente NÃO SABEM O QUE QUEREM.
2º Temporada:
Temporada esta que consiste na persistência de Carrie atrás de Big, mas que quando este não está, recorre a outras personagens que por ela passam. É nesta temporada que os discursos com Big são mais que secantes, onde se fala sempre do mesmo e onde Carrie inicia a sua carreira em cometer "erros crassos idênticos, constantes e contínuos"! Ela não tem orgulho próprio e torna-se secante com as lutas constantes e buscas exaustivas em torno de um parceiro. É sem dúvida a mais imatura de todas e a mais influênciavel.
Big casa-se com Natasha e Carrie ainda decide ir almoçar com ele como amiga.. Mais um acto ridiculo, em que ela só demonstra que está desesperada, que não tem ninguém que lhe pegue, não tem orgulho próprio e que não tem vergonha na cara.
Acho que a 2ª temporada foi de todas a pior!
3ª Temporada:
Nesta fase ocorre o casamento de Charlotte com Trey!
Miranda é operada à visão.
Carrie admite que sua coluna é exposta na página dos anúncios de implantes e candidatos a mulheres e homens sem ninguém, enquanto que Natasha não precisa sequer de qualquer tipo de publicidade (muito menos essas), é uma mulher culta, com classe e que sabe estar na sociedade, não incomodando os outros!
É nesta temporada que Carrie conhece Aidan, o meu personagem perferido na série.
Aidan é um homem fiel, dedicado, determinado, sabe o que quer, e começa a gostar de Carrie, que por sua vez a traí com Big!
Carrie chega a perder Pepe (o cachorrinho de Aidan) só pela sua insistência e perseguição a Big.
Aidan refere que não é capaz de beijar uma mulher que fume e é nesta altura que Carrie tenta deixar de fumar (isto quando não fuma escondido, outra coisa ridicula).
Existem dois episódios em que as 4 amigas vão para Los Angeles, mas mais valia não terem ido, porque foram humilhadas e não foram lá fazer absolutamente nada.
4ª Temporada:
Miranda aproxima-se novamente de Steve e decidem ter um filho!
Miranda engravida.
Steve descobre que tem cancer nos testiculos.
Samantha arranja um trabalho como RP e envolve-se com o seu chefe Richard por quem se apaixona.
Carrie continua cheia de indecisões e inseguranças e após aceitar o pedido de casamento de Aidan, vive rodeada de dúvidas. Aidan com toda a razão, chega mesmo a dizer-lhe que se ela não quer casar agora não vai querer casar com ele nunca. Na verdade quando se quer não são necessários muitos dias, meses ou anos. Basta apenas 1 semaninha para se saber o que se sente na reaalidade e aquilo que queremos e desejamos. Nem é perceptivel o porquê das relações mais imaturas (até aos 24 anos) onde se namora simplesmente por namorar, porque na verdade não se gosta daquela pessoa nem se tem projectos nem desejos futuros com essa pessoa. Com esta idade Carrie já deveria saber o que realmente quer. Se diz que o ama e não quer casar com ele então não é amor, como se vem a comprovar!
Steve descobre que tem cancer nos testiculos.
Samantha arranja um trabalho como RP e envolve-se com o seu chefe Richard por quem se apaixona.
Carrie continua cheia de indecisões e inseguranças e após aceitar o pedido de casamento de Aidan, vive rodeada de dúvidas. Aidan com toda a razão, chega mesmo a dizer-lhe que se ela não quer casar agora não vai querer casar com ele nunca. Na verdade quando se quer não são necessários muitos dias, meses ou anos. Basta apenas 1 semaninha para se saber o que se sente na reaalidade e aquilo que queremos e desejamos. Nem é perceptivel o porquê das relações mais imaturas (até aos 24 anos) onde se namora simplesmente por namorar, porque na verdade não se gosta daquela pessoa nem se tem projectos nem desejos futuros com essa pessoa. Com esta idade Carrie já deveria saber o que realmente quer. Se diz que o ama e não quer casar com ele então não é amor, como se vem a comprovar!
5ª Temporada:
A parte mais cómica nesta temporada, pelo menos para mim, é quando Samantha fica com o filho de Miranda e Steve e o bebé não pára de chorar! A solução é fácil, uma vez que a cadeira vibratória do bebé avariou, Samantha coloca o vibrador encostado nas costas do Bebé e ele acalma-se.
É aqui que a série começa a ser interessante, não só pelas roupas que vestem, bem mais esplenderosas e mais elegantes, como pelo facto de Carrie já não ter aqueles longos discursos secantes e o facto de duas delas fazerem uma vida conjugal! Charlotte casa novamente com alguém que ama de verdade e se converte ao Judaismo. MIranda entra numa fase diferente de sua vida, tentando conciliar a sua carreira e dedicando toda a sua atenção ao seu filho! Só nesta temporada surgiram acontecimentos e histórias diferentes e um pouco mais veridicas com o quotidiano.
Surge Smith, um jovem empregado de mesa num restaurante japonês, por quem Samantha inicia uma relação fiel e estável. Não entendo porque se comenta que Samantha é a mais "desaparafusada" de todas elas! Em todas as fases da série, cada vez que Samantha iniciava uma relação nunca foi infiel a nenhum dos seus parceiros e inclusivé estava sempre com eles.
6ª Temporada:
Nesta fase Carrie se enolve com um Russo - Aleksandr Petrovsky, que é extremamente dedicado ao trabalho e acaba por levá-la consigo para Paris.
Samantha intensifica a sua relação com Smith e decidem morar juntos.
Samantha descobre que tem cancro na mama. É operada, faz quimioterapia e Smith é fundamental na sua recuperação e bem estar. Há um epsiódio que ele mesmo rapa o cabelo dele para que ela não se sinta tão desconfortável!
Gostei bastante da determinação de Samantha e adorei o final do seu discurso na palestra que ocorreu em beneficiencia a todas as mulheres com a mesma doença.
Charlotte após as inúmeras tentativas em engravidar, decide conjuntamente com o seu marido (Harry) adoptarem uma criança.
A 5ª e 6ª temporada são sem dúvida as melhores. Quanto ao 1º filme a única evolução foi o casamento de Carrie com Big.. a muito custo! Quanto ao 2º filme a verdade é que tudo se mantem na mesma.
Espero que se houver um 3º, que seja o último (senão perderá toda a graça) e que as coisas evoluam. A Samantha como já disse anteriormente foi a mais fiel aos seus parceiros (só me lembro de 3, o resto foram encontros), assim sendo porque não um filme focado no seu casamento e quem sabe filhos?! Quanto a Miranda, se é a mais inteligente das 4 então porque não dar uma evolução radical de estilo e um refresh na pesronagem?!
Carrie: Mulher insegura, instável, influênciavel, que no no decorrer da série vai dos 30 aos 40 anos. Não tem elegância, não sabe estar, obcecada em arranjar um parceiro mas quando o encontra surgem mil dúvidas e chega a ser infiel.
É escritora e inicia a sua carreira expondo as suas opiniões e dúvidas numa coluna em um Jornal. Viciada em sapatos e roupas de grift e em tabaco!
Muitas vezes inconveniente, enfadonha e não sabe o que quer! Contudo é o elo de ligação entre as 4 amigas.
Samantha Jones: Mulher cerca de 10 anos mais velha que suas 3 amigas. Mulher determinada, sabe o que quer, decidida e independente.
É relações públicas e tem uma pequena empresa para realizar festas e eventos.
Sabe-se vestir, é elegante e frontal.
Não gosta de compromissos mas nos 2 casos que teve mais sérios (Richard e Smith) foi totalmente fiel e saía sempre acompanhada com eles.
Miranda Hobbes: Mulher determinada, inteligente, bem formada, sem preconceitos e dedicada ao trabalho.
É advogada e sua persistência em se tornar sócia da empresa leva-a a progredir na sua carreira. Gosta do seu espaço e independência e chega-se a aborrecer com suas amigas por estarem sempre a ter conversas imaturas e serem demasiadamente disponiveis para os homens.
Casa-se durante a série e tem um filho com Steve.
É a mais inteligente e mais culta das 4 e a única com objectivos traçados.
Charlotte York: A mais tímida das 4, mas nem por isso reservada.
O seu objectivo principal é casar-se, ter filhos e viver eternamente feliz ao lado do seu marido e filhos. Sonho esse que se torna realizado no final da série. Determinada quanto às suas prioridades!
Charlotte não tem grande amizade com Samantha, a qual considera levar a vida sem restrições e de modo promíscuo.
Trabalha numa galeria de arte.
Big: Homem independente, que vive rodeado de mulheres e viaja de cidade para cidade. Não sabe o que quer, é repleto de inseguranças que se se encontram por detrás da sua fachada de confiante e "garanhão".
Chega-se a casar 2 vezes na série... relações que não dão certo porque na verdade nunca foram saudáveis e onde nunca existiu amor.
Smith:
Jovem dedicado, sabe bem o que quer e bem mais determinado e educado que qualquer uma das 4 jovens. Apesar de ser um jovem é de longe o mais adulto. Apoiou sua namorada na pior fase da sua vida, na luta contra um cancro e apesar da sua relação liberal sempre foi fiel a Samantha e sempre se manteve a 100% na relação.
Inicialmente empregado de mesa num restaurante e depois actor!
Homem de familias abastadas, com uma mãe que segue as tradições de familia e neurótica quanto à herança da familia.
1º marido de Charlotte. Um tanto ou quanto imaturo mas que é camuflada com a sua postura de falso cavalheiro! Faz lembrar aqueles pobres que viram ricos!
Harry:
Baixinho, gordinho e careca mas de uma ternura abismal que cativou Charlotte. Apesar de não ser romântico é um excelente marido, dedicado, calmo e judeu.
É advogado e apaziguador.
Aidan:
Na série representa um homem honesto, sincero, dedicado, fiel, determinado e sabe o que quer!
É carpinteiro e vende as suas próprias "peças de arte".
Detesta tabaco.
Quer casar, ter filhos e ter uma familia honesta, feliz e fiel.
Considera que ter relações nos primeiros encontros é sinal de que não se tem interesse real na pessoa.
Tem um cachorrinho chamado Pepe.
É Barman, é pobre mas ternurento e carinhoso.
Completamente apaixonado por Miranda, sente-se envergonhado por ter menos dinheiro que ela e ter de ser esta a suportar a maior parte das despesas.
Quer ter um filho com Miranda, o que acaba por acontecer!
Calmo, dedicado, amigo, sincero mas com pouca "garra".
Stanford:
Amigo de Carrie, homossexual assumido.
De familias abastadas, tal como Carrie também adora se vestir com roupas de grift e tenta estar ocorrente da moda.
Passaram pela série algumas caras conhecias internacionalmente, como Bon Jovi, Alanis Morissete, Matthew Mcconaughey, etc.