Os países que já visitámos!

Os países que já visitámos!

A Crise pela qual Portugal passa

Todos os dias o Telejornal, os Jornais, a internet, etc.. nos bombardeiam com o negativismo em torno da crise pela qual o nosso país está a passar já há um bom tempo!
Por mais que tentemos ser optimistas, como o Primeiro Ministro assim nos solicita, é praticamente impossível nos abstrairmos de tantos rumores negativos, de tanto pessimismo, de tanto massacre por parte dos media.
Os jornalistas e repórteres são os primeiros a terem culpa, quando eles próprios só colocam questões já fundamentadas no pessimismo, na discórdia e no criar polémica! Que raio de profissão essa... estar na TV a entrevistar pessoas apenas com o fundamento de criar fofocas, rumores e dar a conhecer a vida alheia! Para quê? Qual é o objectivo? Não tinham capacidade para outra profissão que exigisse maior conhecimento e colaborasse em soluções em vez de criticá-las?
Ou somos bombardeados com palermices na TV ou então com notícias repletas de negativismo... Porque é que em vez de criarem problemas ou dúvidas, não arranjam soluções?!

Subiram os Impostos! É normal, afinal alguma medida tinha de ser tomada. Mas isso não chega.
Subiram o IRC, onde as empresas pagam os derrames extras, que por sua vez a taxa acresceu aos 25% do que se tem de pagar ao IRC.
Subiram o IRS.

A Euribor a 6 meses também está em subida desde Maio. Consequência disso e também pelo facto dos bancos dificultarem cada vez mais os empréstimos, é o aumento de aluguer de imóveis em troca da compra de casa. Por vezes o estado não sai a ganhar, afinal quantos e quantos alugam casas sem contratos de aluguer?!

O Iva também aumentou, e os medicamentos ficaram mais caros também.

Os Combustíveis também estão mais altos.. sim está 7 € mais caro que o ano passado. E então para que se queixam as pessoas? A julgar pelas filas enormes no acesso à Ponte 25 de Abril todas as manhãs é porque ainda há dinheiro para se deslocarem de carro! Pior mesmo são aqueles que pagam um passe mensal e ainda andam de carro, isso é o cúmulo do ridiculo!
Não entendo é como há poucos carros perto do final do mês e no início são aos milhares! O que vocês vão responder é que "como receberam o ordenado vão de carro". Então isso quer dizer, que além de pagarem o gasóleo para o carro e portagens ainda compram um passe mensal. Então são burros!

Aumentou a electricidade e o gás. Quanto à electricidade, se a EDP não tem concorrência pode dar-se ao luxo de subir os valores do consumo.

Acabaram-se as auto-estradas gratuitas.

Em 1 ano o número de desempregados  aumentou para 100 mil! É verdade que é assustador, mas e aqueles jovens que se limitam e acomodam-se a receber do fundo de desemprego anos a fio e nem correm à procura de trabalho?! Estamos a dar dinheiro a xulos então! Caramba, se são jovens podem ir trabalhar. Não me refiro às pessoas já com 50 anos que lhes é muito difícil serem recrutados por qualquer empresa, mas os mais novos deixam-me indignada! Uma coisa é não serem recrutados para nenhuma empresa outra coisa é se acomodarem ao fundo de desemprego e ainda recusarem propostas de trabalho, ou só aceitá-las porque o FD está mesmo a terminar!

Adiaram, e acho muito bem, a construção do novo aeroporto, do TGV, da nova ponte sobre o Tejo, etc. Afinal se estamos numa fase menos positiva porque razão vamos fazer novas obras? Não! Há que poupar! Está certo, não se vai gastar dinheiro para essas obras quando estamos a tentar seguir um plano de austeridade, assim sendo há que controlar os gastos.

Os estudantes universitários bolseiros em Portugal rondam os 70 mil... Em época de crise estão certos em cortar as bolsas de estudo. Eu pelo menos já presenciei alunos com possibilidades adquirirem bolsas de estudo. De que se queixam? Todos teremos de ajudar o país a recuperar e a sair deste buraco. Os estudantes também têm de colaborar sim!

E os empregados do estado?São só os particulares que são os mais afectados?! Porquê? Se são as empresas particulares que dão mais lucro ao estado?! Vamos às finanças, à segurança social, aos hospitais, etc está tudo a "coçar a micose".. os funcionários do estado são maior parte senhoras mais velhas, na ordem dos seus 40 a 60 anos, que se limitam a estar a conversar com as colegas ou simplesmente muito ocupadas nas suas variadissimas horas de almoço! São aos milhares mas não fazem nada. Só querem tirar proveito das vantagens de se trabalhar no estado. Tudo bem que são trabalhos que não lembram a ninguém, mas poxa se estão a receber ordenados e têm tantos benefícios por serem trabalhadores do estado porque razão estão a coçá-los e porque razão fazem tantas greves?!

As greves deveriam ser proibidas. Somos assim meio soviéticos mesmo! Mas a verdade é que se qualquer um de nós estivesse no governo as greves eram logo abolidas. Quer fazer greve, RUA! Os enfermeiros passam a vida a fazer greves. Tudo bem que têm ordenados pé de chinelo, mas há tantas outras profissões em que se ganha tão pouco!!!

Os Cartões de "Picar ponto": Mas será que ainda ninguém percebeu que isso é uma maneira de sacar guito ao estado ou à empresa (em caso de empresas particulares que tenham este sistema)?! Existem pessoas que dão o cartão a outras pessoas e até mesmo a estagiários para picarem o ponto por eles, enquanto vão dar uma volta! Outros vão de propósito aos fins-de-semana picarem o ponto, e ficam na empresa a fazerem trabalhos de grupo (trabalhador estudante), ou a telefonarem para os colegas, ou no MSN, ou simplesmente arranjam maneira de picar ponto, porem-se na alheta, e ao final do dia picam o ponto novamente. Como trabalhar ao sábado rende mais, vejam bem as horas extras que estes funcionários não ganham sem fazerem nada. Por favor, se houver trabalho para se fazer num sábado inteiro então é porque andaram a engonhar a semana toda!

O PIB é de 1,5 actualmente mas se formos falar no rendimento nacional bruto, ou seja se deduzirmos a riqueza criada no país, pelos rendimentos líquidos que temos de transferir para o exterior, o rendimento nacional está estagnado.

Fala-se também bastante sobre a oferta bilionária da Telefónica à PT para compra da VIVO.
Se este negócio se realizar, a Telefónica oferece à PT 7,15 milhões de euros pela posição de 30% que a empresa tem na maior operadora móvel brasileira.
O Governo vetou o negócio com o recurso à golden share.

Antes a PT queria comprar a TVI, com o objectivo de se libertar do "colete de forças" nos conteúdos audiovisuais, mas a operação causou polémica devido ao caso "face oculta", que revelou uma alegada tentativa de utilização da PT para compra da TVI às ordens do Primeiro MInistro.

Quanto à Galp, pode sofrer alterações na sua estrutura accionista. Neste momento, a Galp possui 3 accionistas (Eni, CGD  e Amorim), mas a partir do final deste ano já será possível venderem isoladamente as suas respectivas participações. Eni tem vindo a demonstrar que quer sair. Contudo, a Petrobras tem-se revelado uma forte candidata ao lugar. Mas não é a única... Os Angolanos (parceiros de Amorim), nomeadamente Isabel dos Santos e Sonangol também estão de olho nas acções da Eni.

Face a todo este cenário é possível constatar que estas medidas e a situação onde o país se encontra não são suficientes!
Nem todos estamos a colaborar!
Os transportes públicos foram aumentados, ok já tiveram a sua quota parte na colaboração para com o plano de austeridade! Mas será assim tão linear? Não me parece. Os transportes sofreram um aumento, como nós também sofremos um aumento nos impostos, como as empresas também têm de pagar mais, como o gasóleo também subiu, etc!
Quanto aos trabalhadores do estado estão sempre protegidos... ninguém lhes toca, nem nos seus benefícios, nenhuma empresa sofre redução de pessoal, etc! Porquê? Não pensem que estou a ser esquerdista ou até mesmo salazarista, não se trata disso. Mas se todos temos de colaborar então que sejam todos nas mesmas proporções. Não sou de tirar dos ricos e dar aos pobres, também não acho certo, porque existem pessoas que têm muito pelo seu sacrifício e suor. Mas também não acho certo limparem o "rabo" sempre ao mesmo papel.

O BPN por exemplo, já lá vão quase 2 anos que o governo nacionalizou o banco. O Buraco financeiro que o BPN deixou ronda os 2 mil milhões de euros. Será que foi uma solução acertada? O Buraco continua lá!

Agora até já um consultor de Obama vem dizer que Portugal está mais que falido. Isso, desmotivem-nos mais. Será que precisamos de repórteres ou de ouvir na rádio esses comentários a que os jornalistas dão tanto enfâse?! Acho sinceramente que as medidas deveriam ser mais drásticas, mas não me refiro a aumentarem novamente os impostos. Isso já o fizeram e é a medida mais fácil. Mas tomem outras medidas que não envolvam directamente o já escasso dinheiro das pessoas.

A taxa de natalidade está cada vez menor.... estamos a jogar este problema para a frente. Mais tarde ou mais cedo a nossa população vai estar repleta de gente idosa (já o é em parte) todos com reformas por receber mas sem gente jovem para trabalhar e poder comparticipar essas reformas.
Estamos à espera de quê para alterar este caminho tão cruel?!
Não é a altura mais fácil e mais adequada para nos concentrarmos nesse problema mas é um problema que já vem de trás e nem se fala nele.
É natural que cada vez mais se tenha filhos mais tardes... as pessoas não têm estabildade financeira, nem profissional, é dificil pedir empréstimos ao banco para crédito habitação e hoje em dia como maioria são licenciados mais tarde enredam pela área profissional e logo demoram mais tempo a atingir um emprego fixo. Quem tem filhos antes dos 30 geralmente não liga à carreira profissional, ou não tem uma profissão que tenha progresso ou seja mais estável, ou não tirou um curso académico e começou a trabalhar mais cedo, ou até mesmo não tem ambições!
É essa a verdade, claro que excluindo a situação das mulheres dos jogadores de futebol, que não fazem nada da vida e vivem dos ricos ordenados dos maridos.

Estas são as verdades reais! Não vale a pena nos enganarmos.

Há que ser optimista, mas os media também têm de parar de uma vez com o bombardeamento de noticias sem fundamento, baseadas apenas em opiniões, boatos ou palpites.  A função deles é relatar factos e não criarem polémicas ainda mais numa situação como esta. Basta lerem o que lhes mandam dizer, não presumam coisas ou tirem conclusões precipitadas!
A rádio é outra que me irrita profundamente, está sempre cheia de gente a falar umas por cima das outras, na palhaçada, com discursos sem lógica e sem piada alguma... Definitivamente há rádios que prefiro nem ouvir (Mega Fm, RFM). Como chegaram a este ponto?!