Os países que já visitámos!

Os países que já visitámos!

Gonçalo Cadilhe: Opiniões

Li um artigo há pouco tempo sobre Gonçalo Cadilhe e tenho de lhe dar total razão naquilo que ele diz.
Já li alguns livros dele, confesso que não li todos, porque se tornam um pouco repetitivos.
Ele refere e com razão que os portugueses dedicam muito tempo às férias mas pouquíssimo tempos às viagens. E tem total razão, eu patrilho da mesma opinião. Não em relação a mim, que só tiro férias para ir para fora, mas pelas pessoas que conheço e que nos rodeiam. Em geral é isso que acontece.
Ele refere ainda que com as férias voltamos iguais ao que éramos antes de ir, mas mais relaxados, enquanto que quando viajamos para fora (principalmente lugares distantes) voltamos diferentes, mudados e crescidos. Comparamos, aprendemos, relativizamos a nossa cultura, descobrimos novas oportunidades de vida, novas ideias, novos rumos quando viajamos para fora.
Tal como eu partilho da mesma opinião, Gonçalo Cadilhe refere que é impossivel escolher entre terra ou mar, natureza ou grandes metrópoles, porque o ideal é alterármos e não nos fixarmos a apenas um género de viagens. Há que evoluir e aprender e não nos fixarmos nem fossilizarmos e criarmos preconceitos.
Ele indica também que o viajante que apenas faz praia e só quer ficar na praia estendido ao sol sem ir conhecer a cultura do país que é um viajante fraco de espirito! Podemos perfeitamente completar a nossa viagem com ambas as situações: Cultura e descanso!

Eu concordo com ele!
Eu amo viajar! É sem dúvida o que mais prazer me dá fazer, mesmo que para isso tenha de gastar todas as minhas economias! Há quem gosto de gastar todas as suas economias num carro, outros em roupa, outros em centros de estética, outros em jóias, etc... Eu sem dúvida alguma que o meu consumismo são as viagens! E quanto mais distantes forem mais eu me entusiasmo! Para uns as longas horas de vôo são um tormento, para mim são uma excitação porque sei que o destino que me aguardo tem uma cultura diferente porque etsou a afastar-me do continente europeu! Se há sitio que desejo imenso ir um dia, é a Kyoto, entre outros claro! Mas dos destinos que ainda não fui, adoraria conhecer a cidade de Kyoto, bem como a Tailândia que (se Deus quiser) estará para breve!