Os países que já visitámos!

Os países que já visitámos!

MODA - GRANDES ESTILISTAS

Para quem aprecia moda, desde as mais diversas colecções de vestuário, calçado, etc ao ter conhecimento das grandes marcas, então ficará aqui um pequeno resumo dos grandes estilistas.
Apesar de não estar dentro das minhas possibilidades adquirir estas marcas, a verdade é que aprecio e tento estar sempre ocorrente do que surgirá a seguir. Temos sempre os sites oficiais dessas grandes marcas!
As grandes marcas de vestuário de senhora são sem dúvida alguma:

- Chanel;
- Dior;
- Roberto Cavalli;
- Oscar de la Renta;
- Gucci;
- Prada;
- LV;
- YSL;
- Versace;
- Dolce Gabbana.

Chanel
Tudo começou com Gabrielle Chanel, que entrou no ramo da moda como chapeleira, mas foram as roupas que consagraram o seu nome. Criou os clássicos vestidinhos pretos e sapatos bicolores, bem como as calças de marinheiro, o vestido chemisier e a fragância Chanel nº 5. Após o seu falecimento, foi Karl Lagerfeld (alemão)que a substituiu, sendo hoje o director de criação da linha chanel, tanto para linha de alta costura como para prêt-à-porter.



Dior
Christian Dior (Paris), numa fase de sua vida em que a crise de 1929 lhe afectou os seus negócios (galeria de arte) ficou necessitada de dinheiro e decidiu publicar uns croquis na secção de alta costura de um jornal. Passou então a ser assistente de Robert Piguet e depois de Lucien Lelong, onde criou saias e vestidos a 40 cm do chão. Depois de Dior falecer, a marca ficou ao cuidade do seu assistente Yves Saint Laurent, que criou posteriormente a sua marca própria. Hoje o director e designer da marca é o irreverente estilista John Galliano.

Roberto Cavalli
Nasceu em Florença e é filho de uma costureira e de um pintor. Formado em Artes Plásticas, foi em 1965 com a ajuda de um amigo que realizou as suas primiras "empreitadas" bem sucedidas - A Estamparia em Couro (para uma mesa de pingue-pongue). Hoje tem o seu nome tão conceituado cravado em calçado, vestuário, perfumes, malas, relógios, jóias, lingerie, etc.
Prada
Os fundadores da tão famosa marca Prada, foram os irmãos Mario e Martino Prada (Fratelli Prada), com origem em Milão.
Inicialmente os irmãos vendiam malas e baús de couro para viagens. Mário Prada não queria mulheres no seu negócio mas após o seu falecimento, o seu filho não quis a empresa e esta ficou nas mãos de sua neta Miuccia Prada em 1978.
Miuccia estudou mimica, era comunista, e nao tinha qualquer relação com a moda, contudo assumiu com o seu marido a empresa e trasnformou a Prada com uma linha de bolsas básicas e práticas em nylon preto.
Em 1992 veio a Miu Miu (devido a seu nome Miuccia), 2ª linha da Prada para mulheres jovens e com preços mais acessiveis.

Gucci
Guccio Gucci criou tinha uma empresa de artigos de couro, desde malas, luvas, sapatos e cintos de couro, com temas equestres, em Florença.
Em 1940 o regime fascista dificultou a compra de materiais e Gucci resolveu usar materiais alternativos como o bambu.
A faixa verde e vermelha inspirada em uma sela de cavalo surgiu em 1951.
Gucci morre, seus filhos tomam conta do negócio e surge então o logótipo com o "G" duplo. Nos últimos anos a Direcção de criação passou para Frida Giannini (italiana), que foi responsável pela linha de bolsas da Fendi.

Yves Saint Laurent
Ao contrário do que se pensa Yves nasceu na Algéria e não em França como se diz.
O actual designer é Stefano Pilati!
Começou a trabalhar desde cedo, com 17 anos, em Paris e publicou desenhos seus na Vogue, onde venceu com um desenho de um vestido que chamou a atenção a Dior e que levou a Christiane Dior o convidar para seu assistente.
Um dos seus maiores sucessos de venda foi o Tubinho Mondriand estampado com uma tela do pintor holandês com o mesmo nome.
Foi o primeiro estilista de alta costura a abrir uma loja de pret-à-porter.
Criou o smoking feminino que chocou todos, dado que as mulheres que vestiam calças eram descriminadas.
A verdade é que uma mulher fica sempre mais elegante e é bem mais feminina se vestir mais vestidos que calças.
Acabou por vender as suas marcas para o grupo Gucci e faleceu no inicio de 2008 de cancro.
A YSL não te mais linha de alta costura, apenas prêt-à-porter.

Louis Vuitton
O actual designer é Marc Jacobs.
Marca criada em Paris, teve a sua primeira loja de malas em 1854.
A fusão com as empresas de bebidas Moet et Chandon e Hennessy, deu origem o maior conglomerado de marcas de luxo que o mundo pôde assistir.
Em 1990 investiu a marca em linhas de canetas e livros de viagem.
Em 1998 criou então linhas de roupas femininas e masculinas, assim como linha de jóias e relógios.
As malas são de facto a maior comercialização da marca e são também bastante falsificadas no mercado.

Versace
Gianni Versace é uma famosa marca italiana criada em 1978.
Após a morte de Gianni Versace, sua irmã, Donatella Versace tornou-se directora artistica da marca e seu irmão, Santo Versace, presidente da marca.
A primeira loja foi aberta em Milão.
Além dos variados artigos relacionados com a moda, Versace é proprietária ainda de um resort na Austrália - Palazzo Versace.


Obviamente que existem ainda outras marcas, como Lanvin, Burberry, Stella Mccartney, Oscar de la Renta, Dolce Gabbana, etc.
Contudo, estas são sem dúvida as mais conhecidas e também mais caras.
O ideal para quem não consegue se dar ao luxo de gastar fortunas em lindos modelitos destas marcas, é em situações mais especiais ter uma modista que nos faça um vestido similar aquilo que vimos da marca X, Y ou Z. Mas será que fica assim tão parecido? Impossivel!
A ideia que tenho é que as mulheres da telivisão portuguesa se vestem mal e sem qualquer tom de "gosto". Não têm sequer elegância, como podem ter o resto?! Não sabem ter classe, educação e acima de tudo suas vidas são uma lástima... repletas de divórcios, sem profissões, outras passam a vida em festas, limitadas e sem qualquer tipo de cultura! É triste mas é a verdade. A única coisa em que pensam é colocar silicone e já agora um botox para as mais velhas. Para quê isso??? Quando não têm mais nada além disso... vivem vidas sem qualidade, casamentos de fachada, passam a vida a pular de galho em galho ou porque ninguém lhes pega ou porque não sabem sequer o que querem.. enfim!
Em breve colocarei algumas fotos de vestidos destas marcas!