Os países que já visitámos!

Os países que já visitámos!

A Falta de Classe e Saber Estar!

Cada vez mais vê-se por aí pessoas sem nível, sem elegância, sem rigor, sem exigência... Resumindo Sem Classe! Impressionante como o mundo evoluiu em todos os sentidos, nomeadamente na tecnologia, nas descobertas humanas, em medicamentos, etc, mas no que toca à classe e ao sentido de saber estar em sociedade e também a nível profissional tudo parece ter regredido de uma forma substancial.
Fico de facto chocada ao ver pessoas da minha idade, mais novas ou até mais velhas sem sentido algum de ética e profissionalismo.
Quanto ao nível profissional parece que muitas são as pessoas que não sabem manter a sua postura no trabalho, até mesmo com a própria entidade patronal. É de lamentar que se veja por vezes funcionários aos gritos com os chefes sem razão de ser, outras que faltam a todo o dia e toda a hora utilizando as meras e habituais desculpas de que estão doentes ou que têm alguém da família muito doente. Não entendo.... Como é possivel este tipo de pessoas ter emprego e outra spor vezes que suam e lutam a ferro e fogo para ter uma oportunidade de trabalho jamais teriam este tipo de comportamentos!
Mas ao que mais me refiro, é a globalidade da nossa geração não saber estar. Quando anuncio a palavra "saber estar", refiro-me ao facto de não saberem ter um sentido oportuno de atitudes, por vezes não terem educação, não terem sentido do ridiculo e não teremno fundo o que designamos por Classe, etiqueta, formalidade!
Se para muitos a formalidade está ultrapassada ou de certa forma é arcaica e não tem razão de existir, já eu considero a formalidade um dos aspectos inseridos na palavra Etiqueta e Classe. Na dúvida é melhor sermos formais do que informais.
Quantas vezes já presenciei pessoas dentro da casa dos 30 anos ou até mais jovens, tratarem, por tu entidades patronais numa fasquia bem superior à deles, ou até mesmo comerciais que mal conhecem os seus clientes e já os tratam por "tu". A culpa em certa parte é desses clientes que não são exigentes e não mantém uma determinada postura mais rigorosa e profissional. O comercial passa a ser um "amiguinho" desse cliente. Acho um tanto ou quanto ridiculo e anti profissional.
Aos leitores brasileiros que estão a ler este artigo, talvez lhes faça uma certa confusão o que estou a dizer, isto por tratam todos por você. E porque não haveria de ser assim aqui em Portugal?! Já que não estabelecida certa diferença em determinadas situações?!!
Por vezes saímos e lá vimos alguém cuspir para o chão, por vezes a cuspidela até vem agregada a sons repugnantes. Outras vezes vamos a um restaurante e ao nosso lado estão determinadas pessoas aos gritos achando que estão a ser os mais divertidos do restaurante, só porque se enontram aos gritos e a jogar coisas para o chão! Mas será que esta gente não se enxerga???? Não acredito que seja apenas imaturidade, é também falta de educação com certeza.
Isto para não falar determinadas etiquetas que deveriam ser respeitadas, como ir comer à casa dos outros e com os próprios talheres ir retirar a maionese que está no centro da mesa (com uma colher própria ao lado) para todos se servirem! Ou até mesmo não limparem os pés quando entram na casa dos outros e pior ainda colocar os pés em cima do sofá dos outros! Sinceramente, isto está certo??? Está na moda agora???
Não me parece!
Se a moda desta geração é ser assim, colocar os pés em cima do sofá dos outros, gritar, não pronunciar a palavra se faz favor, comer de boca aberta, beber do copo dos outros sem pedir autorização, jogar pensos higiénicos ou tampões sem qualquer papel mà volta para dentro dos caixotes dos outros, etc, então eu estou completamente OUT!
É revoltante para mim e o pior é que tendo eu esse tipo de cuidados ninguém dá o preciso valor. Não que queira ter esse reconhecimento, mas se o faço e com gosto, o minimo seria que os outros o retribuiem-se mesmo que sem nenhum reconhecimento, porque isso é TER CLASSE e ter sentido de etiqueta e educação.
No que toca a casamentos e regras de convites e etc, passa-se exactamente o mesmo.
Nunca aconteceu conosco, mas já casos de certas amigas que não gostaram que lhes tivesse acontecido...Por exemplo, uns amigos convidarem apenas um elemento do casal (marido e mulher) para ser madrinha ou padrinho dos seus filhos ou até mesmo do seu casamento. Se as pessoas estão casadas deverão ser convidados ambos e não só um. Caso não queiram um deles para tal então mnão se convida nenhum. As pessoas não têm sentido do ridiculo!
A nós nunca nos aconteceu, mas também quem nos conhece bem sabe bem que só convidando os dois em simultâneo nós aceitariamos esse tipo de convites. Talvez por isso, nunca ninguém se tenha atrevido a nos convidar em separado. Somos um casal, e como tal para esse tipo de circunstâncias deverá ser convidado o casal e ponto!
Que há muitos casais acomodados por aí, que não estão nem aí para o que um faz ou deixa fazer, isso é uma coisa e esses casais deveriam sim ponderar o que estão a fazer juntos. Será que têm medo de ficar sozinhos? São assim tão inseguros?
Para se viver junto e casar há que amar, há que gostar muito e querer lutar em conjunto, unidos pelos mesmos fins e objectivos.
Por vezes considero que as pessoas não têm bem noção desse conceito tão bonito que é a palavra amor!
Não querendo divagar e voltando ao tema em questão: Classe e Saber estar!
Saber estar é não dizer certas coisas em contextos inoportunos, é ser educado, ser cordial, ter rigor naquilo que se faz, é falar pausadamente, é ser profissinal e em certa parte formal, é ser elegante, não colocar perguntas indiscretas, é saber ouvir, é saber comportar-se minimamente a uma mesa, enfim tanta coisa.
Já há uns tempos fui a um aniversário e após ter sido apagadas as velas no bolo de aniversário, uma convidada foi retirar as velas e os seus cabelos ficaram literalmente por cima do bolo (tocavam mesmo no bolo) mas ninguém sequer reagiu e considerou uma anormalidade.
Todos os convidados poderiam estar a adoptar a postura de se silenciarem para não comprometerem a pessoa em causa, mas não me pareceu, foi mesmo mera ignorância!
Quanto à pessoa em causa, que viu literalmente o que aconteceu, não teve nõção do ridiculo? Continuando a agir normalmente! Não entendo, faz-me mesmo confusão!
Além de que as velas deveriam ter sido retiradas pelo aniversariante, mas enfim!
Tantas outras situações que já presenciei.... Se as pessoas se comportam assim na casa dos outros, nem quero imaginar nas suas próprias casas.
Isto paran não falar de higiene! Eu tenho um "péssimo" hábito... que é o de reparar nas orelhas dos outros, mas quando me refiro a olhar as orelhas não é no sentido de apreciá-las como uma bonita parte do corpo humano, mas sim o reparar rapidamente na sua profundidade, se estão limpas ou não! E no outro dia quando fui a uma caixa multibanco, cheguei mesmo a ficar mal disposta quando olhei para as orelhas da rapariga que estava à minha frente. Como é possivel?????? Era completamente nojento e repelente que nem merece a minha descrição. Não era um pouco de cera, eram quilos que maisparecia que a mulher tinha tampões dentro dos ouvidos.
Agora eu pergunto, ela não sabe que tem os ouvidos naquele estado? Impossivel, sabe sim, e mesmo que não soubesse haveria sempre alguém próximo que lhe iria dizer!
Se as orelhas estão assim como estará o resto?!!!
As pessoas estão cada vez mais preocupadas com as cirurgias plásticas, com o emagrecer, com pôr cilicone, mas esquecem-se do mais importante... saber estar, ter uns dentes limpos, uns ouvidos limpos, etc... Até podem estar muito bem vestidos, repletos de cilicone, mas e o mais importante?!
A sociedade está a dirigirir-se no caminho errado!
Tal como os politicos que são fazedores de tanta conversa ao vento, ´nós (povo português) queixamo-nos muito daquilo que somos nós os próprios culpados. Não digo que os politicos também não o sejam, mas eles são o espelho da nossa cultura. se o povo não acredita e não gosta de politico nenhum então para que insiste em ir votar? Fazem tantas greves ridiculas, façam uma que valha a pena, greve de votos até existir um bom candidato. Se não se gosta de nenhum não se vota e pronto. É como o casamento ou a fase de namoro, se não existe nenhum homem ou mulher pelo qual nos derretemos de amor então para quê namorar ou casar só para não estar sozinho? Acomodação? A nossa política é o reflexo da pior cultura existente no país, por isso existem tantos divórcios, porque as pessoas são imaturas e não sabem o que querem, ou então são muito inseguras para não conseguirem permanecer sozinhas e optarem por estar com alguém que nem sabem muito bem definir aquilo que sentem e só têm as suas prioridades não pensando no outro e achando que todos no mundo são como eles próprios, o que é um erro.
Os que não sabem amar e são infelizes nas suas relações, não julguem que os outros sofrem dos mesmos problemas e não são felizes só porque eles próprios não são!