Os países que já visitámos!

Os países que já visitámos!

MÉXICO - VIAGEM

Já visitámos o México por duas vezes, uma em Agosto e mais recentemente em Outubro. Em amabas os meses não choveu uma única vez e o calor foi sempre insuportável! Não entendo porquê o mito "da chuva nas caraibas em agosto", acabamos por ir sempre nessa altura, apesar de ficar mais caro, mas ou temos sempre muita sorte ou então trata-se de um mito baseado sabe-se lá no quê... até porque a meterologia engana-nos mais do que nos facilita a vida! A verdade é que nunca chove em nenhuma das nossas viagens, seja caraibas, maldivas, europa, enfim... quanto muito neve na europa.

Fomos para Ryviera Maia:
As praias são de areia branca e a água refrescante (sim porque no Dubai ninguém se consegue refrescar, aquilo é um caldo), de um azul turquesa bem apetecivel.


Conhecemos um "amigo"... estas pequenas criaturas têm um nome, mas não nos conseguimos recordar! Só querem comida, mas são delicadinhos!

Numa viagem ao México, além de terem imensa cultura podem escolher entre variadissimas excursões. De todos os países das Caraíbas sem dúvida que o México é o mais interessante. Tem cultura que se pode conciliar com belos banhos de sol e mar, e ainda diversão fora da zona dos hoteis, com óptimos restaurantes. Já estivemos em Cuba, na República Dominicana e no México e sem dúvida México é a melhor opção. Jamaica jamais queremos ir... por diversas razões.
As excursões que podem fazer são:
Cobá, Chitzen-Itzá, Tulum, Xel-ha, Xcaret, Tour do coral, Isla das Mujeres, Cancún, Valladolid (integrada na excursão ao Chitzen-Itzá).
Nós na nossa primeira viagem fomos a Cancun (shoppings, lojas e mais lojas), à isla das Mujeres (onde se faz todo o precurso num barco pirata cheio de actividades e música), x-caret e ainda as duas mais importantes que voltámos a realizámos nesta viagem (Chitzen-Itzá e Tulum).
Para quem não sabe, x-caret é um parque artificial, que tem rios subterrâneos mas praticamente sem peixes e à noite podem assistir a um espectáculo com o Juego de pelota. Enquanto que xel-ha é um parque natural, sem rios subterrâneos, onde se pode andar numa boia ao longo de um escorrega. Isto de uma forma muito resumida. Sinceramente acho que nenhum destes dois vale apena, uma vez que são parques e isso podemos visitar em qualquer outro local. para fazer snorkling sem dúvida que o local ideal é mesmo no oceano! Há tanto para se ver e ficar a aprender do México... para quê nos enfiarmos num parque aquático???

Fomos a Tulum, nesse dia estava um calor insuportável (como sempre).

                                       
Tulum é a cidade Maia mais antiga e por muitos considerada a mais bonita, talvez pelo facto de estar colocada junto ao mar, onde o contraste entre o azul turquesa do mar com os elevados penhascos onde se elevam as ruínas entre as palmeiras, formam uma paisagem lindissima e de elevado esplendor.
Em Tulum podemos ver o Castelo (Castillo), Templo de los Frescos, Templo del Dios descendente e Templo de las series iniciales:

                                          

                                           

                                           

        

        
No Templo de Los Frescos podemos ver nas suas esquinas as Máscaras de Chac desenhadas:

Tulum é cercado por 3 "muralhas, uma delas o mar, outra o seu castelo onde é possível ver o sol por entre uma das suas janelas, em qualquer posição que ele se encontre, e ainda os Templos situados lateralmente ao castelo.


Infelizmente só temos fotos do mar com as palmeiras e os penhascos, em que nós aparecemos sempre os dois juntos! Sim, fotos com uma paisagem destas há que aproveitar! O efeito destas cores é lindissimo e faz qualquer foto parecer o paraíso!
Também surgiam por vezes estas iguanas:
                                     
Na excursão ao Chitzen-Itzá, podemos ver o Caracol, Observatório astronómico, um dos poucos edificios circulares construídos pelos Maias.
                                      
Podemos ver o campo do Juego de Pelota, que tem 168 m de cumprimento e é um jogo que consistia em introduzir a bola só com as pernas no anel que fica elevado na parede. Entre as 2 equipas, o capitão da equipa vencedora era honrosamente decapitado para se juntar aos deuses.
                                   
            
                                     
                                     

Templo dos Guerreiros: Cercado por mil colunas que suportavam um tecto que já não existe.
                                    
                                    
                                    
                                     
Outras ruínas cheias de história para contar:
                                     

                                    

                                      

                                     
O famoso Chitzen-Itzá:
                                    
O Chitzen-Itzá é uma das cidades Maias mais importantes e está situada no estado de Yucatan. Chitzen-Itzá deriva o seu nome de "na beira do poço Itzá". Tem 56 metros por cada um dos seus lados da base e uma altura de 38 metros. Serviu como centro politico e economico da civilização Maia. Cada face da Pirãmide tem 91 degraus, que somando com o topo da pirâmide prefaz 365, o mesmo número de dias do ano. Numa das faces, a escadaria termina numa cabeça de serpente. No cima está o famoso Chacmool (figura reclinada segurando uma taça relacionado com o Deus da chuva e um trono de jaguar vermelho com olhos de jade). Aqui acontece o fenómeno de luz e sombra nos equinócios de Março e Setembro, com uma sucessão de triãngulos simulando uma serpente a descer as escadas.
                                             
                                      
                                      
Assistimos ainda a um espectáculo com tipicas mexicanas a dançarem com garrafas na cabeça:

                                               
A árvore do papel:
                                               
Nós, ainda comprámos um calendário maia com os nossos nomes escrito em Maia e ainda com o nosso calendário da data do nosso casamento!
A árvore em baixo é a árvore que contém a planta que eles mastigam para relaxar:

                                      

Ainda passámos por Valladolid, cidade co 40.000 habitantes, e considerada a maior cidade do estado de Mérida. Lá podemos ver o Convento de San Bernardino.

                                            
Ah, podem e devem ainda passear á noite pela 5ª Avenida, repleta de restaurantes e de lojas com "souvenirs" e outras peças tipicas do México, e ainda ouvirem os Mariachi!
Adorámos mais esta viagem... Não só porque apanhámos um tempo espectacular, como visitámos novamente estas ruínas e este resto de civilização que ainda predura neste cantinho do mundo. Claro que escolhemos sempre bons hoteis, porque somos um pouco esquisitos e não vamos para qualquer um. Aos leitores independentemente do valor que queiram gastar, não aconselhamos hoteis como o Rui Tequila, Riu Lupita, entre mais uns que agora não nos recordamos o nome.