Os países que já visitámos!

Os países que já visitámos!

REPÚBLICA CHECA - A Sua Origem

A história da República Checa ou Tcheca começa em 1 de Janeiro de 1993, quando a Checoslováquia separou-se em dois países pacíficamente, resultando em repúblicas independentes: a República Checa e a Eslováquia. O reino da Boêmia, que actualmente integra a República Checa, foi uma potência regional que atravessou graves conflitos religiosos.
Uma das figuras mais importantes da história da Boêmia foi o Rei Carlos IV que fez de Praga a capital da República Checa. Mais tarde, a Boêmia caiu sob influência dos Habsburgos e passou a fazer parte do Império Austriaco. Depois do colapso deste estado, que se seguiu à 1ªGuerra Mundial, os checos e os seus vizinhos eslovacos juntaram-se e formaram a república independente da Checoslováquia em 1918. A Checoslováquia foi invadida pelos alemães em 1939, quando Hitler ocupou o resto das terras checas e o restante da Eslováquia declarou independência. Depois da Segunda Guerra Mundial, as terras checas passaram a ser governadas directamente pelo estado alemão e com consequência da ocupação alemã, mais de 30.000 judeus que ali viviam foram mandados a campos de concentração e mortos. Na 2ª Guerra Mundial, um governo em exílio eslovaco foi estabelecido em Londres por Edvard Benes, que foi reconhecido como presidente da Checoslováquia pelos Britânicos e seus aliados. Ele voltou ao poder como presidente quando a Checoslováquia foi libertada em 1945.
Com o final da 2ª Guerra Mundial, Edvard Benes aprovou um decreto que estabelecia a deportação massiva dos traidores da Segunda Guerra Mundial, com o qual milhares de alemães e húngaros tiveram que abandonar as suas terras na Checoslováquia.
Na década de 80, com a aparição de Mikhail Gorbachev, a União Soviética inicia-se em um período de abertura. Entre novembro e dezembro de 1989, uma revolução pacífica, chamada de Revolução de Veludo, fez com que o Partido Comunista perdesse o monopólio do poder e com isso a Checoslováquia voltou a ser uma democracia. Em 1991 e 92 surgiu um movimento nacionalista que se traduziu na independência da República Checa e da Eslováquia no ano de 1993. Em 2004, a República Checa ingressou de forma conjunta com a Eslováquia na União Europeia e na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).