Os países que já visitámos!

Os países que já visitámos!

Filme The Land of Blood and Honey

Filme In the Land of Blood and Honey

Um filme produzido e escrito por Angelina Jolie... a sua primeira estreia como realizadora!
A história é interessante mas podia estar mais especificada, com mais promenores. Não transmite grande informação para quem vê acerca da Guerra da Bósnia, em como tudo se gerou...
Para quem não sabe, fica-se a saber que tudo teve inicio em Agosto de 1944 tendo uma 1ª guerra sido iniciada pelos "Muçulmanos", compostos por turcos e Utaschas contra os Sérvios.
Depois em 1992 os Sérvios se revoltaram contra os muçulmanos e iniciaram a sua guerra. Apesar dos inocentes muçulmanos, em que no filme a rapariga principal é filha de um patriarca que sempre defendeu a igualdade entre os sérvios, muçulmanos e croatas, a verdade é que ela é vista como inimiga por ser de origem muçulmana.
Nesta guerra que durou 3 anos e meio, a guerra mais morosa da era moderna, morreram imensas pessoas sendo que 50.000 mulheres (não sérvias) foram violentadas e 1 em cada 2 bósnios ficou sem a sua casa.
Em 1995 deu-se a paz e a guerra por fim terminou, predominando ainda a luta pela reconcialização.
Os personagens do filme são fracos e tive bastante pena que praticamente não houvessem diálogos.
Apesar do objectivo e enredo da história ser interessante, acabei por não gostar dos personagens, da falta de diálogo em tudo o filme e da falta de informação sobre esta guerra que poderia ter sido dada com maior detalhe e destaque.
O filme é todo ele na língua existente na Bósnia, o que eu mesma prefiro, uma vez que se trata de uma guerra veridica.
Em sérvio o filme tem a tradução para A terra do sangue e do mel.