Os países que já visitámos!

Os países que já visitámos!

A Morosidade da Adopção

Não querendo falar de um situação pessoal, imagine que um dia ou desde sempre que é invadido por um enorme desejo de acolher ou adoptar uma criança.... Infelizmente no nosso país (e quem sabe em tantos outros) um acto desta dimensão, desta generosidade e afectividade acaba por ser tratada como algo repleto de burocracias, morosidades, como se a intenção da pessoa que pretende adoptar fosse catalogada como um acto de corrupção, de desconfiança, que necessita de ser analisado ao mínimo detalhe e enquanto os anos passam existem milhares de crianças a morrer de fome, sem lares, sem afecto, a ser mal tratadas, e por vezes infelizes.

Isto deveria ser proibido.
Em vez de 6 meses de tempo máximo para a avaliação do processo de um casal ou singular que pretende adoptar deveria de existir um tempo máximo que não ultrapassa-se o período de 1 mês. Afinal quem pretende adoptar já tem a ideia interiorizada há muito tempo ou pelo menos estabelecida a 100%.

Esperar para entegar a documentação necessária e poder dar inicio ao processo é outra espera, o que é de facto ridiculo. Como é possivel ter de se esperar no minimo 3 meses para se entregar documentação?! Que coisa mais absurda!

As esperas são longas, chegam a ser abismais, e para quem acha que a adopção internacional é menos morosa que a nacional tem apenas um pouco de razão, não querendo dizer que a adopção internacional seja rápida porque não é, e dependendo de país para país as exigências podem ser gigantes.

Já ouvi casos de pessoas que estão há espera há 12 anos?! Isto não faz qualquer sentido. Claro que existem casais que têm demasiadas exigências, que querem louros de olhos azuis, recém-nascidos etc etc Obviamente que isso é dificil! E o amor que sentimos e temos para oferecer uma criança, na minha opiniao, nao se deve prender à cor da criança. Quanto à idade entendo que se procure os mais novos, afinal de contas pretendemos dar uma educação, e quanto mais novo mais se adapta à nova familia. Mas as próprias instituições e o governo português faz com que a morosidade seja tão grande que permite que crianças de 1 ano que se encontram em orfanatos passem a ter 6 anos e depois 10 anos e cada vez se tornam mais velhas até que ninguém as pretende adoptar!

O mundo poderia ser tão diferente, tão mais fácil e acessivel!

Depois existem os questionários aos quais somos submetidos, nos quais constam perguntas sobre as caracteristicas da criança que desejamos. Mas existem pais que após longas esperas mudam essas caracteristicas para aumentar a probabilidade de uma adopção mais rápida... Contudo essas alterações não são tomadas em conta, alegando que as caracteristicas  da criança que tinha indicado não faziam parte do seu projecto de vida. Soube de casos deste género! Quer dizer os pais reduzem os seus desejos para apressarem o processo e acabam por ser colocados fora da lista de espera! Como pode isto acontecer?!

A taxa de natalidade em Portugal está em rápido decréscimo... Hoje em dia existem muitos divórcios, muitos casais que por entrarem tardiamente para a faculdade e por terem estabilidade no trabalho só por volta dos seus 34 anos (em média) (e estabilidade nunca temos em termos profissionais) decidem ter filhos apenas por volta dos seus 35 anos de idade. Existe ainda a situação dos empréstimos bancários que estão cada vez mais a apertar o cinto e quem não comprou casa não é agora que conseguirá comprar, a não ser que tenha 50% do valor do imóvel para dar à cabeça.
Todos nós queremos estar casados, com uma casa e com trabalho para aí sim ter filhos. E hoje isso começa a ser dificil... os tempos são dificeis, o desemprego aumenta a cada dia que passa, os bancos não financiam dinheiro ainda mais para crédito habitação, e o tempo continua a passar.
Quem não está estável no seu trabalho não quer correr o risco de engravidar e ter de ir de licença de maternidade, até porque pode não voltar a ver o emprego.... Infelizmente Portugal não abona a favor da maternidade, existe ainda muita descriminação feminina!

Adopção e Organizações Não Governamentais

Se há coisa que desde pequena tenho em mente é adoptar uma criança. Contudo, por muito que pesquise os valores são sempre altos, o que considero um disparate. Tanta burocracia para adoptar uma criança com tantas pessoas e bebés a passarem fome e orfãos?! Não entendo!
Confesso que sempre quis adoptar uma criança mas nunca em Portugal, sempre tive vontade de adoptar uma criança de uma raça completamente diferente da minha, ou seja não pretendia adoptar uma criança europeia e caucasiana, mas sim um asiático ou africano (quem sabe um chinês, uma criança tailandesa, do cambodja, ou africana). Penso que esses são os países mais necessitados e por essa razão gostaria de adoptar uma criança dessa zona geográfica.
O povo ainda descrimina muito e por essa razão fazia questão de adoptar e encher de amor uma criança originária desses países.


Gostaria mesmo imenso.. quem sabe um dia quando tiver dinheiro, venho de uma das minhas viagens com uma criança linda a tira colo?! Mas não é assim tão fácil!
Há que ter dinheiro e disponibilidade... Além de terem de aprovar e verificar as nossas condições financeiras, entre outras, temos de ter um periodo de adaptação com a criança de 6 meses antes da realização completa da adopção. Além disso teria de me deslocar ao país de onde a criança é oriunda mais do que uma vez, o que também implica gastos! Enfim!
Não sou rica, mas tenho imensas boas vontades!
Pena que tantas outras pessoas que tenham essas possibilidades não o façam!

Existem diversas Instituições/ Organizações que prestam apoio aos refugiados e às crianças com fome e com doenças como o virus HIV.
Desde a Unicef, a Acnur, etc...

Para quem não sabe, um Campo de Refugiados é o local construído provisoriamente por organizações internacionais ou instituições não governamentais (ONG's) como os Médicos sem Fronteiras, só para receber os refugiados. Os campos são apenas temporários, fornecedendo o básico para a sobrevivência de cada refugiado. Contudo, com o aumento de guerras civis e outrso confrontos, os campos têm vindo a aumentar o seu tempo de existência, forçando a manutenção dos campos por um longo periodo de tempo, o que torna uma situação de dificil retorno não havendo investimento suficiente e condições para ajudar todas estas pessoas de forma a tornar desnecessária a existência destes campos.


 A UNICEF é uma agência das Nações Unidas qu tem como objectivo promover a defesa dos direitos das crianças e ajudar a dar resposta às suas necessidades básicas. Actualmente trabalha em 158 países no mundo.
A ACNUR, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, foi criado em 1951 pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
É de facto uma pena, que aqueles que querem ajudar não tenham disponibilidade dado que têm de trabalhar para pagar as suas contas. Eu iria com todo o gosto tentar ajudar a extinguir esta fome existente no mundo e colmatar estas necessidades básicas que hoje em dia não deveriam existir. Mas como? Não tenho poder económico suficiente para poder doar várias e boas quantias de dinheiro a estas instituições! Não tenho como me dedicar ao voluntariado apenas porque também tenho familia para sustentar e para isso tenho de trabalhar! Trabalhar nestas instituições deveria ser algo que todos deveriam fazer mas tal como eu muitas pessoas terão vontade e não têm como!



Dos rostos mais conhecidos, estão como Embaixadores da Boa Vontade, as seguintes figuras públicas:

Cantora clássica Barbara Hendricks (nomeada em 1987)

 O ator egípcio Adel Imam (2000)


A atriz norte-americana Angelina Jolie (2001)

O estilista italiano Giorgio Armani (2002)

 O cantor e compositor francês Julien Clerc (2003)


O cantor grego George Dalaras (2006):

 O cantor uruguaio Osvaldo Laport (2006):

 A cantora turca Muazzez Ersoy (2007):

 O apresentador de televisão espanhol Jesús Vázquez (2008):


Viagem à Escócia

De Dublin seguimos para Edimburgo, na Escócia! Gostei muito mais desta cidade do que Dublin, contudo é cheia de colinas e planícies o que para quem gosta de andar a pé (como eu)´pode tornar-se bem cansativo! Esta foto foi tirada bem perto do Hotel onde ficámos.


Como podem ver as ruas são bastante íngremes, apesar de cansativo torna a cidade bastante visivel em distintas perspectivas.




Castelo de Edimburgo, no topo da Montanha! 


A Bandeira da Escócia, que junta com a do País de Gales, acaba por ser a Bandeira de Inglaterra.



O Castelo de Edimburgo e West Princess St. Gardens.

O tão elegante traje escocês e a famosa Gaita de Foles.

O Castelo de Edimburgo que se encontra sobre a colina com vista para toda a cidade.



Todos os jardins de Edimburgo são bem cuidados e limpos.

No interior do Castelo:



No Jardim Botânico Real, podemos encontrar o Jardim da Rainha Mãe (foto em baixo):

Dentro do Jardim Botânico Real

Vistado Calton Hill, sobre a colina. Além do Castelo de Edimburgo foi aqui o local mais bonito para mim de toda a cidade. Achei a vista lá de cima maravilhosa, com vista para a montanha onde existe a emblemática sky road!


O Parlamento Escocês, mesmo em frente ao Palácio de Holyrood.



Mais uma vista para o Calton Hill.


No interior do Castelo:




Os canhões no Castelo de Edimburgo. às 13 horas podemos ouvir o disparo de um dos canhões.

Dentro do Castelo de Edimburgo.







National Monument, situado no Calton Hill:



O canhão Português existente em Calton Hill e não no Castelo como muitos blogs dizem por aí.

Nelson Monument, situado no Calton Hill:


Vista de Calton Hill para a colina onde existe a Sky Road. Maravilhosa esta vista... Rodeada de silêncio e ar puro! Só me lembro desta sensação em Jungfrau na Suiça.

Palácio de Holyrood.

Dentro do Palácio:


Os jardins dentro do Castelo, onde em Junho a Rainha faz uma homenagem aos arqueiros e passeio por estes jardins.

Sabem quem é? A Rainha Isabel, de Inglaterra e o seu marido no seu casamento.




A Rainha Isabel, o seu marido e os seus netos, estando William do lado direito da Rainha e Harry no meio. Todos eles lindos!


Gostava de ter um jardim destes só para mim, ou pelo menos sem ninguém quando lá fosse!







Não gosto muito de escrever e escrever no blog quando coloco fotos, afinal as imagens fazem-se valer!
Mas em breve postarei a história da Escócia e da Irlanda como tenho feito com diversos outros países.