Os países que já visitámos!

Os países que já visitámos!

REPUBLICA DOMINICANA - A Sua Origem

A Republica Dominicana ou "Ilha de Hipaniola" como lhe chamam os espanhóis, encontrava-se meramente habitada por indígenas, organizados sob o comando de 5 chefes, quando Cristóvão Colombo a descobriu, em Dezembro de 1492. Guacanagarix, o chefe que hospedou Colombo e os seus homens, tratou-os de forma cortês. Com a chegada de Colombo à ilha, aos poucos fundaram-se igrejas, engenhos, o 1º hospital, a 1ª universidade, etc...Mas ao mesmo tempo que a ilha foi crescendo economicamente e socialmente, também surgiram os primeiros abusos e descumprimentos dos tratados com os nativos.  Porém, a partir da conquista das grandes massas territoriais da América do Sul e do Norte, a ilha foi caindo em esquecimento e ficando cada vez mais pobre, além do ataque que sofreu por parte dos ingleses que destruíram grande parte das cidades e populações estabelecidas. A declaração da independência do Haiti, em 1804, fez com que vários haitianos unificassem a ilha (1822).  No ano de 1844 iniciou-se a gestão independentista, preconizada por Juan Pablo Duarte e dirigida por Francisco del Rosario Sánchez e Pedro Santana, fazendo com que a ilha se torne independente nesse mesmo ano. A falta de liderança sólida por parte dos seus dirigentes, faz com que grupos internos que se sentiam descontentes com a autonomia procurassem anexar-se novamente a Espanha, feito que ocorreu em 1861. Em 1865 recupera a independência passando novamente por uma etapa com falta de liderança e mudanças contínuas de governante, situação que permaneceu até à instalação da ditadura por parte de Ulises Heureaux, mantida durante 12 anos. Passou então pela invasão norte americana, e ainda por outros ditadores e por governos semi-ditadoriais. Em 1978 é eleito Antonio Fernández, do opositor Partido Revolucionário Dominicano (PRD), tebdo sido o primeiro governo eleito pelo voto popular desde 1924.

REPUBLICA DOMINICANA - Viagem

Na nossa viagem à Republica Dominicana, realizada em Agosto, não apanhámos 1 dia com chuva, muito pelo contrário... Sempre imenso calor e sol, como é tão habitual nas caraíbas.
                                      

Fizemos apenas uma excursão, na qual nadámos e fizemos snorkling bem perto de uns tubarões vegetarianos, que agora não nos recordamos do nome deles. São enormes, mas são bastante pacificos e só se alimentam de algas e seres vivos microscópicos. Nessa mesma excursão, vimos leões marinhos e ainda dançámos música Dominicana.
Além disso, e o mais divertido desta excursão foi mesmo o mergulho com escafandro! Espectacular, apesar da "esfera de oxigénio", o escafandro, que nos colocam na cabeça ser imensamente pesado. Fora da água o equipamento pesava 32 Kg, mas dentro de água pesava 8 Kg. Por isso o tempo que estamos com equipamento na cabeça e sobre os ombros fora de água é apenas o tempo de descermos a escada do barco para dentro de água. Descemos quase 5 mestros de profundidade e parecia ques estavamos na lua... "sem gravidade", andávamos lentamente e aos pulinhos. Estivemos com ouriços do mar nas mãos, que se coloam ás nossas mãos como se quisessem lá permanecer! E mesmo gritando dentro daquela esfera (onde só nas nossas cabeças não existe água) é bastante dificil nos ouvirmos... só estando bem de perto e estando aos gritos! por essa razão nos ensinaram códigos para o caso de não nos estarmos a sentir bem ou algo parecido! Foi bastante interessante! Não temos fotos do escafandro, temos apenas um video que comprámos com o nosso grupo inteiro, onde nos encontramos nós, durante toda a excursão desde o escafandro ao mergulho com os tubarões.
É sempre bom fazer uma excursão quando se visita as caraíbas, não só porque o guia acaba sempre por nos ensinar algo do país, bem como a viagem ganha alguma novidade para não se limitar ao estar "esponjado" ao sol e uns belos mergulhos naquele tão saboroso mar!
Ainda chegámos a tirar fotos com uma Cobra Pitão, de cor amarela, que era enorme e bem pesada. Numa das fotos, um de nós agarrou na cabeça dela e o outro ficou com ela suspensa no pescoço... ela contorcia-se imenso, e deu para ter bem a noção da força da "pequenina criatura". Andámos ainda de canoa! Mas o mais engraçado da viagem foi mesmo uma sessão fotográfica que nos fizeram na praia... O que nós nos rimos e divertimos! Enquanto que chegaram a fazer isso a outros casais que se colocam "bem em pose" para tirar fotos como se de uma sessão super profissional se tratasse, nós não nos conseguiamos parar de rir, uma vez que o fotografo só nos pedia para fazer poses como rebolar pela areia da praia os dois bem agarradinhos, enfim... Somos um casal bem divertido e "inquietos" e o facto de se ter de ficar bem "paradinho" fazendo pose
era praticamente impossível. Resultado: as fotos ficaram lindissimas porque acima de tudo ficaram espontâneas e revelam imenso a nossa felicidade!