Os países que já visitámos!

Os países que já visitámos!

Brasil - A Sua Origem

Os primeiros habitantes deste país foram os índios, mas como isso já todos sabemos, avancemos um pouco na história. O primeiro europeu a chegar às terras brasieliras foi um espanhol, embora oficialmente tenham sido os portugueses a descobrirem o Brasil no ano de 1500, por Pedro Álvares Cabral. Contudo, não se fixaram no país e começaram a explorar o pau-brasil, que tinha elevado valor no mercado europeu, devido à capacidade da sua seiva tingir tecidos. Portugal fez o Tratado de Tordesilhas com Espanha, a fim de dividirem as terras recentemente descobertas, e por essa razão o Brasil foi alvo de vários ataques pelos holandeses, ingleses e franceses. A coroa portuguesa com receio de perder o território para outro país organizaou expedições guarda-costas ao Brasil que tiveram pouco resultado. Em 1530 o rei de Portugal organiza a primeira expedição com o objectivo de colonização do Brasil. Apesar do rei de Portugal estabelecer no Brasil um Governo-Geral com a finalidade de ter um maior controlo sobre as colónias, a verdade é que em 1630/1654 os holandeses invadiram o Brasil e implantaram por lá um governo. Foi a descoberta das minas de ouro que foram determinantes para o povoamento do interior do Brasil. Além disso, a Corte Portuguesa acabou por fugir das tropas de Napoleão Bonaparte, refugiando-se assim no Brasil. Dom João VI fundou o Banco do Brasil e assim foi coroado rei. Passado algum tempo, o rei voltou a Portugal deixando Dom Pedro, seu filho mais velho, no Brasil como regente do país. No dia 7 de Setembro de 1822, Dom Pedro proclamou a independência "O Grito do Ipiranga" e reinou até 1831, quando foi sucedido pelo seu filho (Dom Pedro II) com apenas 5 anos.
Origem do Nome: Oriundo do nome pau-brasil, primeiro produto a ser explorado pelos portugueses no país.


BRASIL - Viagem

Apesar de já termos ido ao Brasil 3 vezes, nomeadamente a Natal, Pipa, MaracajauSão Paulo, só iremos relatar a nossa viagem mais recente que foi ao Rio de Janeiro e Salvador da Bahia.
Contudo, podemos dizer que para nós São Paulo o local mais bonito e agradável que tem é mesmo o Jardim Ibirapuera e ainda a Ilha Bela, uma pequena ilha isolada de tudo, onde só se faz praia. mas atenção aos "borrachudos"... não são "garotos" desfilando na praia não, são mosquitos que quando picam não faz "coceira" mas fica-se bastante inchado no local da picada. Natal é bonito, mas nada de especial.. o mais giro é mesmo andar de Buggy pelas dunas e passear um pouco na zona onde parte da novela "Tieta" foi gravada.
Mas voltando à nossa última viagem ao Brasil.... Começámos por Salvador da Bahia, local que não pretendemos lá voltar! Não se assustem, não é um local feio ou perigoso, nada disso. Mas apesar da sua história, é uma cidade velha onde as praias (na nossa opinião) são feias. Para os leitores brasileiros não nos levem a mal... até porque amámos o Rio de Janeiro. Mas continuamos a manter a mesma opinião que nem as praias do Rio nos agradam. Talvez por já termos saboreado outras praias que se encontram nas dez melhores do mundo. Em Salvador da Bahia podem visitar o tão famoso Pelourinho,
o Elevador Lacerda, o Forte da Barra, a Ladeira em frente ao Museu Jorge Amado, a Igreja do Bonfim, a Igreja do Rosário dos Pretos, a Igreja de São Francisco, etc.




Numa das noites fomos assistir a um espectáculo de "show de capoeira" e com a rainha Iyemanjá e Olokun (deusa do mar), além de todos os orixás.


Mesmo em frente ao pelourinho tirámos fotos com as Bahianas, bastante simpáticas e comunicativas, mas sempre com a sua educação, e ainda pedimos a uma senhora bahiana para nos tirar uma foto em frente das fardas de "casal bahiano" que ela tinha lá na rua.. começou por tirar a primeira foto ao olho dela... sim ela tirou a foto com a máquina virada ao contrário, e depois de várias tentativas lá conseguiu! valeu o esforço!

Rio de Janeiro
Adorámos o Rio de Janeiro... a verdade é que enquanto Natal, Pipa, e talvez todo o nordeste brasieliro seja apelativo mais pelas pessoas, por serem pessoas humildes com car~encias económicas mas em compensação super alegres e sempre de bem com a vida, o Rio é apelativo não pelas pessoas mas sim pelas suas belas paisagens.

Os locais que mais gostámos foi sem dúvida alguma o Corcovado, onde se encontra o Cristo Redentor...



O percurso do "bonde" a subir para o corcovado foi demais.... entraram uns brasileiros a tocar pandereta ou "pandero" como eles lhe chamam´, e foi girissimo! Nós já amamos a música brasileira e a alegria transmitinda por aqueles pequeninos instrumentos é contagiante.. impossivel não ficar "arrepiado".

As praias não são bonitas, como já atrás tinhamos referido, mas o calçadão até nos dá vontade de fazer jogging sem cansar.A calçada de Ipanema:

A Calçada de Copacana (em baixo):


O Morro do Pão-de-Açucar é daquelas paisagens que deveriam ser nomeadas para "as melhores paisagens naturais do mundo"... E o único toque do ser humano, foi a construção dos teleféricos para nos podermos deslocar de um morro para o outro!


As vistas que o morro do Pão-de-Açucar nos proporcionam são fascinantes.




Fomos ainda ao Estádio do Maracanã.... hummm o cheirinho a relva naquele estádio (estivemos mesmo na relva)... só faltava mesmo estar a ocorrer um jogo.. entre o Flamengo e o Vasco! No Brasil sim, dá um imenso gozo ir assistir um jogo num estádio!
A

Fomos ainda visitar os balneários dos jogadores e eis o que encontrámos.



Fomos ainda dar um Passeio numa Fragata, onde avistámos um Forte português, local de onde foi avistádo pela primeira vez, dia 1 de Janeiro, o Brasil pelos Portugueses.... que lhes pareceu a Foz de um Rio... daí o nome Rio de Janeiro.

Vimos Niterói... a sua longa ponte, o seu Museu, que mais parece um OVNI...



E ainda a estátua em homenagem aos falecidos durante a 2ª Guerra Mundial.

Fomos ao tão conhecido Sambódromo e a rua dos desfiles no Carnaval do Rio! Bem estreita a Rua... nada tem a ver com a dimensão que nos é transmitida e percepcionada quando vimos na Tv.


E o símbolo em baixo, que se encontra bem no inicio da Avenida, significa uma tanguinha "fio dental".

Ainda visitámos a Basilica, localizada bem no centro do Rio de Janeiro.

Lindissima esta basilica, mas bem mais bonita por dentro... repleta de vitrais coloridos e com orificios que deixam penetrar raios solares... dá um efeito magnifico. A máquina fotográfica não permitiu tirar fotos dessa beleza, devido aos raios solares que penetram nos tais orificios da Basilica.

Mesmo em frente à basilica, encontra-se estes edificios:


A estátua do Chopin encontra-se nas margens da praia, pertinho do Pão-de-Açucar:

Deu para ver os "moleques" jogando Peteca....

                                      
Mais uma viagem que gostámos imenso... adorámos todas as viagens que fazemos, afinal todas são diferentes, com paisagens, pessoas, culturas e climas diferentes, e temos de tirar delas o melhor que elas tem para nos oferecer! penso que o Brasil é dos destinos mais conhecidos pelos portugueses, pois estes receiam viajar para outros locais onde não se fala a mesma língua. Mas esse é o encanto das viagens.. abraçar o desconhecido!